quinta-feira, 16 de junho de 2016

"Na Paz dos Anjos" (1994/95)


Desde o passado dia 18 de Maio que está em reposição na RTP Memória, a telenovela "Na Paz dos Anjos" que foi escrita por José Fanha e Jorge Paixão da Costa, produzida pela NBP (atual Plural Entertainment Portugal) para a RTP e foi a 1ª telenovela a ser gravada nos estúdios da produtora em Vialonga.

 

Realizada essencialmente pelos falecidos Regis Cardoso e Nicolau Breyner, eu inicialmente ouvi falar de "Na Paz dos Anjos" na altura da minha adolescência, mas foi logo quando entrei na idade adulta é que eu comecei a demonstrar interesse por esta divertidíssima telenovela e vi-a pela 1ª vez na altura de uma reposição na RTP Memória em 2010, mas tenho sido um fiel seguidor de "Na Paz dos Anjos" mais agora do que na 1ª vez que a vi e tem sido um imenso prazer, pois é uma telenovela invulgar e muito subestimada, apesar de ser agora muito apreciada, onde tudo deu certo desde a nível narrativo, o timing cómico, as personagens muito bem desenvolvidas, a realização, a direção de atores, etc.

Nos bastidores de "Na Paz dos Anjos": Nicolau Breyner a dirigir
Nicolau Breyner, José Pedro Gomes, Paula Pedregal
Um dos grandes atrativos de "Na Paz dos Anjos" era sem dúvida aquele que ainda é um dos maiores elencos de todos os tempos para uma telenovela portuguesa (João Perry, Fernanda Borsatti, António Montez, Florbela Queiroz, Rita Ribeiro, Armando Cortez, Rui Mendes, Filipe Ferrer, António Assunção, Vítor Norte, Manuel Cavaco, José Pedro Gomes, Luís Aleluia, Estrela Novais, Maria José, Helena Laureano, João Cabral, Ricardo Carriço, Isabel Medina, Cucha Carvalheiro, Sofia Sá da Bandeira, Luís Esparteiro, Sofia Alves, Ana Brito e Cunha, Paula Pedregal, Sandra Faleiro, Guida Maria, Varela Silva, Catarina Avelar, Fernando Mendes, Rosa do Canto, Diogo Infante, Cristina Carvalhal, etc.) e o meu núcleo favorito sempre foi o do videoclube que é composto pela família Miraldino (António Assunção, Estrela Novais, Ricardo Carriço, Armando Cortez), pois desde muito novinho que eu sou um apaixonado pelo cinema e como tal esse núcleo traz-me sempre uma enorme nostalgia, porque frequentei videoclubes nos seus últimos anos. "Na Paz dos Anjos" é uma das minhas telenovelas favoritas, um verdadeiro exemplo de um bom guião para televisão e que representa uma época muito especial para mim no audiovisual e no Mundo.

António Montez, Paula Pedregal, Florbela Queiroz
Estrela Novais, Armando Cortez, a anotadora Sara Belo
Mário Lisboa

1 comentário:

  1. Que belas fotos dos nossos queridos Nicolau e Manduca (Armando Cortez). Saudades...

    ResponderEliminar