quinta-feira, 21 de julho de 2016

"Die Hard-Assalto ao Arranha-Céus" (1988)


No passado dia 15 de Julho, celebrou-se o 28º Aniversário de "Die Hard-Assalto ao Arranha-Céus", o clássico de ação e suspense non-stop realizado por John McTiernan, que na altura já vinha de 2 longas-metragens seguidas ("Nómadas" (1986) e "Predador" (1987), e que tornou a então estrela televisiva Bruce Willis numa super-estrela internacional ao interpretar John McClane, um dos maiores heróis cinematográficos de todos os tempos que embora não era nada musculado não deixava de ser badass na mesma.

Co-escrito pelo lusodescendente Steven E. de Souza a partir do livro "Nothing Lasts Forever" de Roderick Thorp, eu descobri muito novinho esta gigantesca montanha-russa cinematográfica e desde aí tem sido um dos filmes da minha vida, onde atingiu praticamente a perfeição nomeadamente na parte narrativa e técnica e também no desenvolvimento das personagens. Além de McClane, há outras personagens por quem tenho preferência também como, por exemplo, a decisiva e independente Holly Gennaro-McClane (Bonnie Bedelia), o grande vilão Hans Gruber (Alan Rickman), o vingativo terrorista Karl (Alexander Godunov), o simpático polícia Al Powell (Reginald VelJohnson) que era o grande aliado de McClane, e o polícia burocrático Dwayne T. Robinson (Paul Gleason).

Alan Rickman, Bruce Willis, John McTiernan
Para mim, um dos melhores filmes passados na época natalícia de todos os tempos, "Die Hard-Assalto ao Arranha-Céus" tornou-se numa referência para o cinema de ação e deu origem a 4 sequelas (as 2 últimas são dispensáveis a meu ver). Recomendável para qualquer cinéfilo que se preze e com uma grande banda sonora do falecido Michael Kamen, para terminar cito a frase mais memorável de todo o filme e uma das minhas favoritas de qualquer filme ("Yippee Ki-Yay, Mother Fucker!").

Michael Kamen - "Die Hard-Assalto ao Arranha-Céus"

O grande tema natalício que se pode ouvir no fim do filme

Mário Lisboa

Sem comentários:

Enviar um comentário