domingo, 10 de julho de 2016

Mário Lisboa entrevista... Paula Pais

Estreou-se como atriz profissional em 1991 e tem desenvolvido nos últimos 25 anos um percurso muito diversificado que passa por áreas tão diferentes como, por exemplo, o teatro, o cinema, a televisão, as dobragens e as locuções. Também passou pelo desporto, onde desenvolveu a prática de Ginástica Desportiva de Competição e Andebol como atleta federada, e integra o elenco da longa-metragem independente, "O Tempo e Dez Mulheres", que está em desenvolvimento pelo realizador/produtor/guionista João Paulo Simões. Esta entrevista foi feita no passado dia 17 de Junho.

M.L: Quando surgiu o interesse pela representação?
P.P: Aos 13 anos, quando tive a disciplina de Drama Educativo no Colégio de Odivelas, foi como um íman.

M.L: Quais são as suas referências, enquanto atriz?
P.P: Juliette Binoche, que é uma atriz completa, e Rita Blanco.

M.L: De todos os trabalhos que tem feito até agora como atriz, houve algum que tenha um imenso carinho até hoje?
P.P: Tenho carinho por vários, mas a "Rua Sésamo" (RTP) foi e é muito especial. Interpretei a Gata Tita como se fosse um ser humano em gato, manipulei e dei voz a esta personagem, tudo gravado em direto com as outras personagens, nos estúdios da Tóbis, foi um grande desafio aprender a técnica Jim Henson, e uma oportunidade única de trabalhar com Kermit Love e Jim Kroupa, da Children’s Television Workshop (atual Sesame Workshop). Fui escolhida pelos americanos por casting, tive de passar por várias provas, e a seguir (eu a Gata Tita, Jorge o Ferrão, e o Luís Velez o Poupas) ainda tivemos formação intensiva da técnica Jim Henson. Depois fui escolhida para fazer "New Year’s Eve on Sesame Street" para a Children’s Television Workshop. Fui convidada para ir trabalhar para a “Sesame Street” nos EUA, mas infelizmente por razões pessoais não foi possível ir.

M.L: Em 1996, estreou-se nas telenovelas com “Primeiro Amor” que foi exibida na RTP, na qual interpretou a personagem Adélia. Que recordações guarda da sua estreia nesse género específico?
P.P: Também fui escolhida por casting e foi muito bom para mim porque tive a oportunidade de contracenar com o grande Nicolau Breyner, e dirigida pelo grande Armando Cortez, infelizmente estes dois monstros da representação já não estão cá, mas deixaram uma marca enorme no nosso panorama artístico, e eu tive o privilégio de ter trabalhado com estes dois grandes artistas que me ensinaram muito.


M.L: Na área desportiva, desenvolveu a prática de Ginástica Desportiva de Competição e Andebol como atleta federada. A seu ver, as novas gerações de atores deviam praticar Desporto como um complemento na representação?
P.P: Acho a prática desportiva opcional, mas o exercício físico é fundamental, ajuda-nos a ter melhor controlo e mais consciência do nosso corpo, melhor coordenação e resistência tanto física como mental, e faz-nos sentir bem e mais saudáveis, logo melhor preparados para viajar na transformação das várias personagens. 

M.L: Trabalhou com Raoul Ruiz na longa-metragem “Combate de Amor em Sonho” em 2000. Como vê o percurso que ele desenvolveu até falecer em 2011?
P.P: Sim! Produção de Paulo Branco, mais um grande artista com quem tive o privilégio de trabalhar, grande realizador e autor, também, de filmes diferentes, filosóficos e surrealistas. É uma referência muito importante no mundo do cinema e em particular para os estudantes de cinema.

M.L: Em 2016, celebra 25 anos de carreira, desde que se estreou como atriz profissional em 1991. Que balanço faz destes 25 anos?
P.P: Tenho uma experiência profissional muito variada, consegui fazer várias coisas que gosto muito, como teatro, cinema, telenovelas, séries televisivas, dobragens, locuções, contar histórias, dizer poesia, e também publicidade, gosto de olhar para trás e ver tanta coisa diferente que fiz, sinto-me realizada e feliz por isso! Mas quero continuar a fazer mais e mais, e nunca desistir independentemente de todas as dificuldades.

M.L: Qual conselho que daria a alguém que queira ingressar numa carreira na representação?
P.P: Estudar, fazer uma licenciatura em teatro, assim têm mais hipóteses de arranjar trabalho.

M.L: Qual é a coisa que gostava de fazer e não tenha feito ainda nesta altura da sua vida?
P.P: O que realmente me dá prazer é interpretar! Seja de que forma for, mas tenho uma paixão pelo cinema, por isso quero fazer mais cinema.ML

2 comentários:

  1. Parabéns pelos teus 25 anos de carreira e pela pessoa apaixonada que és!

    ResponderEliminar
  2. Paulinha encontrei-te! Sou a Lena, da Etic lembras? Mesmo tao longe de ti tenho visto o teu trabalho.
    Gostava muito voltar a falar contigo.
    hmatospereira@gmail.com
    Beijo amiga

    ResponderEliminar