terça-feira, 3 de novembro de 2015

Mário Lisboa entrevista... Marta Curado

Inicialmente pensou em fazer percurso na área cultural, mas o seu destino acabou por ser outro e há mais de 10 anos que tem desenvolvido um percurso como jornalista que começou na SIC Notícias, onde trabalhou durante 2 anos. Desde 2002 na produtora Até ao Fim do Mundo, tem colaborado com o jornalista da RTP, Mário Augusto, nos últimos 12 anos, e afirma que o jornalismo televisivo é onde se sente em casa. Esta entrevista foi feita no passado dia 29 de Outubro.

M.L: Quando surgiu o interesse pelo jornalismo?
M.C: Curiosamente nunca pensei que seria jornalista. Licenciei-me em Comunicação Social e Cultural pela Universidade Católica de Lisboa. Enquanto frequentei este curso sempre pensei que seguiria a vertente cultural. Foi depois da faculdade, e por insistência de uma amiga, que me inscrevi no CENJOR, num workshop de televisão. Alguns meses depois convidaram-me a integrar a primeira equipa de jornalistas para o arranque da SIC Notícias. Comecei como estagiária. Nunca mais deixei o jornalismo. Nem a televisão.

M.L: Quais são as suas referências nesta área?
M.C: Tenho várias. E não creio que seja justo apontar meia dúzia de nomes em detrimento de outros. Até agora tive a sorte de trabalhar com pessoas extraordinárias que foram/são determinantes na minha formação. Moldaram-me enquanto jornalista e enquanto ser humano.

M.L: Como jornalista, trabalha, essencialmente, na televisão. Gostava de, um dia, experimentar outros meios de comunicação como, por exemplo, a imprensa?
M.C: Cheguei a escrever para alguns jornais e revistas no início da carreira. Mas o jornalismo em televisão representa, antes de mais, trabalho de equipa. Isso é algo que me cativa e continua a fascinar até hoje. Definitivamente, é onde me sinto em casa.     

M.L: Tem colaborado com o jornalista da RTP, Mário Augusto, nos últimos 12 anos. Que balanço faz da sua colaboração com ele?
M.C: O melhor possível. O Mário é um profissional incansável e um homem extraordinário. Tem uma enorme capacidade de trabalho e parece que consegue estar em várias cidades ao mesmo tempo! Com ele aprendi a não desistir. Seja do que for. Venham mais doze!  

M.L: Qual foi o trabalho que mais a marcou, até agora, durante o seu percurso como jornalista?
M.C: Um documentário sobre o aquecimento global. Fui até ao arquipélago de Svalbard, no Círculo Polar Ártico. Estive em Longyearbyen, o povoado mais a norte do planeta. Onde é obrigatório levar uma caçadeira, sempre que se sai de casa, por causa dos ursos polares. Visitei os glaciares e percebi como é frágil o equilíbrio deste nosso planeta. Inesquecível! Uma experiência transformadora.

M.L: Como vê, atualmente, a Comunicação Social em Portugal?
M.C: Como em qualquer outra área existem ótimos profissionais que desenvolvem trabalhos muito válidos. Mas também temos o outro lado da moeda. Por vezes arrepia-me a forma como alguns jornalistas atiram o Código Ético e Deontológico para o caixote do lixo. Se é que alguma vez já o leram.

M.L: Fez parte da equipa-fundadora da SIC Notícias, onde trabalhou durante 2 anos. Que recordações guarda dessa experiência?
M.C: Foi uma fase emocionante da minha vida. Tinha vinte e poucos anos. Estava num projeto inovador em Portugal. Sentia que podia fazer a diferença. Tinha ainda uma ideia muito romântica do jornalismo. Todos os dias aprendia alguma coisa nova. Estava num turno que me obrigava a chegar à redação por volta das 4h00 da manhã. (E tinha energia para isso…)

M.L: Qual é a Personalidade do Cinema que gostava de entrevistar no futuro?
M.C: Tantas… todas! Por onde começar? Tenho uma lista onde anoto religiosamente os nomes dos meus entrevistados. As centenas acumulam-se, mas há milhares por fazer!

M.L: Qual conselho que daria a alguém que queira ingressar numa carreira na área do jornalismo?
M.C: Em vez de um conselho, fazia antes uma pergunta: “Tens a certeza?”.

M.L: Que balanço faz do percurso que tem desenvolvido, até agora, como jornalista?
M.C: Ainda é muito cedo para balanços… afinal, estou agora a começar!ML

Sem comentários:

Enviar um comentário