sábado, 18 de fevereiro de 2017

Mário Lisboa entrevista... Daniel Rocha

Iniciou-se na representação ainda adolescente e nos últimos anos tem-se tornado num dos atores brasileiros mais promissores da sua geração, cujo percurso passa essencialmente pelo teatro e pela televisão (onde entrou em produções como "Avenida Brasil" (TV Globo), "Amor à Vida" (TV Globo), "Império" (TV Globo), "Totalmente Demais" (TV Globo). Também tem experiência no kickboxing, tendo lutado profissionalmente pela seleção brasileira e chegou a ser campeão paulista, brasileiro, sul-americano e pan-americano, adora desafios e gostava de fazer cinema. Atualmente participa na telenovela "A Lei do Amor" que está em exibição tanto na TV Globo como na SIC. Esta entrevista foi feita no passado dia 10 de Fevereiro.

M.L: Quando surgiu o interesse pela representação?
D.R: Comecei a fazer teatro na escola. Quando tinha 17 anos entrei para o CPT (Centro de Investigação Teatral), dirigido pelo Antunes Filho. Foi no CPT que decidi atuar profissionalmente. Os anos que passei lá foram a minha inspiração para seguir a carreira de ator.

M.L: Quais são as suas referências, enquanto ator?
D.R: Admiro alguns atores como Marlon Brando e James Dean. Quando possível uso referências de filmes e séries para compor as minhas personagens. Agora por exemplo, utilizei o filme “The Fighter-Último Round” (2010), com Christian Bale e a série “Mr. Robot” com Rami Malek, como inspiração para construir o Gustavo em “A Lei do Amor” (TV Globo).

M.L: De tudo o que tem feito até agora como ator, qual foi o trabalho em especial que diria que teve um impacto muito bom em si?
D.R: Todos os trabalhos que fiz foram importantes. A minha primeira novela foi “Avenida Brasil” (TV Globo), de lá para cá fiz personagens altamente complexas onde pude colocar toda a experiência que adquiri no teatro. Mas acredito que a minha personagem atual é a mais desafiadora. O Gustavo é a personagem mais distante da minha personalidade que já interpretei. Tem sido um desafio muito prazeroso para mim! Até porque ele tem muitos modos de sentir em cada cena! Dá para explorar os contrastes e mostrar para o público um ser humano de forma mais realista.

Cláudia Raia & Daniel Rocha, um dos pares românticos de "A Lei do Amor"
M.L: Também tem experiência no kickboxing, tendo lutado profissionalmente pela seleção brasileira e chegou a ser campeão paulista, brasileiro, sul-americano e pan-americano. Que recordações guarda desse tempo?
D.R: Guardo boas recordações e ainda pratico sempre que posso. Apesar dos machucados e lesões, praticar um desporto sempre traz benefícios. Além da saúde, aprendi muito a ouvir. No desporto temos um mestre e na dramaturgia também tem sempre alguém direcionando, seja o diretor ou o autor. O desporto me trouxe isso, aprender a ouvir e também me concentrar.

M.L: Como lida com o público que tem acompanhado a sua carreira nestes últimos anos?
D.R: Sou muito agradecido por ter sido sempre tratado com muito carinho e respeito e tento retribuir da mesma forma. É uma relação de cumplicidade. Tenho fãs que me acompanham desde o começo, que estão sempre perto, querendo ajudar, acompanhando e incentivando. E é incrível o amor que recebo.

M.L: Em 2015, a telenovela “Império” (TV Globo), na qual participou, foi premiada com o Emmy Internacional na categoria de Telenovela. Como é que se sentiu na altura ao saber da premiação, e como olha também para este tipo de ficção, pelo menos desde que começou a trabalhar como ator?
D.R: “Avenida Brasil” é um marco na história da TV brasileira e foi a minha primeira experiência na telinha! Estrear numa novela de tanto sucesso me deu uma motivação a mais! Sou reconhecido na rua em muitos países do mundo por causa do Roni! Todos ficamos extasiados com o Emmy, receber um prémio é sempre emocionante. Mas acredito que o que buscamos em todo trabalho é sempre elevar a qualidade e poder levar para o público o nosso melhor.


Daniel Rocha como Roni ao lado de Isis Valverde em "Avenida Brasil"

Adriana Birolli, Josie Pessôa, Rogério Gomes, Marina Ruy Barbosa, Paulo Betti, Maria Ribeiro, Leandra Leal, Joaquim Lopes e Caio Blat com o Emmy Internacional conquistado por "Império"
M.L: Numa altura imensamente complexa tanto para o Brasil como para o Mundo, este é a seu ver um momento muito desafiante para se ser ator/atriz?
D.R: Fazemos parte de um todo, a vida por si só já é um desafio! 

M.L: Que balanço faz do percurso que tem desenvolvido até agora como ator?
D.R: Comecei cedo, estudo muito e amo o meu trabalho. Como venho do teatro, recomendo que todo jovem que queira ser ator ou atriz que curse uma boa escola de teatro! Tenho orgulho de olhar retrospetivamente para a minha carreira e ter a sensação de paz e de dever cumprido! Isso é muito importante na vida de um artista. Estou na quinta novela e não paro de ser desafiado como ator! Explorando contrastes e mostrando para o público o ser humano de uma forma mais realista.

M.L: Qual é a coisa que gostava de fazer e não tenha feito ainda nesta altura da sua vida?
D.R: Caramba! Tem muitas coisas que ainda quero e vou realizar! Uma carreira bacana no cinema é uma delas! Já estive bem perto disso mas a agenda da TV é muito exigente e ainda não permitiu! O teatro é um alimento para mim, e acho que no futuro estarei bem velhinho mas com toda a energia sobre o palco! A minha profissão é muito generosa nesse aspeto, há grandes papéis em todas as idades! Na TV seria bacana fazer um vilão terrível, tipo psicopata! Adoro desafios!ML

Sem comentários:

Enviar um comentário