sábado, 11 de maio de 2019

O Ator Imaginário com Christian Duurvoort


“O corpo é uma paisagem, as suas ações o Tempo. A Emoção é Movimento. Tudo o que se move é vivo!”

Representar é um jogo em que não existe vencedores e derrotados, sem dúvida, todos são criadores e ninguém é absoluto. A psicologia das personagens, os seus traumas, as suas carências, a sua existência, os seus conflitos servem para contar uma história com imagens. A obra é o resultado de uma relação criativa, um encontro entre atores, diretores e dramaturgia.

O Ator Imaginário é um Método criado por Christian Duurvoort para que atores e diretores desenvolvam os seus projetos artísticos. O Método propõe um caminho que fortalece a compreensão e apropriação da dramaturgia por indivíduos através da experiência cinestésica.

A Oficina Ator Imaginário propõe a atores e diretores um contacto aprofundado com o Método Ator Imaginário desenvolvido por Christian Duurvoort que é o resultado de mais de 30 anos de experiência como ator, encenador, realizador, preparador de elenco e pesquisador.

O Método Ator Imaginário é um conjunto de propostas, conceitos e exercícios que visam ampliar os recursos criativos dos atores para fortalecer a sua técnica, tornar a relação com o desenvolvimento do projeto mais prazeroso alcançando uma representação rica em nuances e imagens.

O Método Ator Imaginário tem sido amplamente aplicado tanto em atores experientes como inexperientes em diversas produções audiovisuais como, por exemplo, "Lixo" (2014), "Ensaio Sobre a Cegueira" (2008), "Capitães da Areia" (2011), "A Glória e a Graça" (2017), "O Banheiro do Papa" (2007), "Xingu-A Expedição" (2011), "Entre Nós" (2014), "A Estrada 47" (2015), "Noel-Poeta da Vida" (2006), "400 Contra 1-Uma História do Crime Organizado" (2010), "Jogo Subterrâneo" (2005), "Cidade dos Homens" (TV Globo), "3%" (Netflix), "Os Experientes" (TV Globo), "Destino: São Paulo" (HBO Brasil), "Filhos do Carnaval" (HBO Brasil) e "Pedro & Bianca" (TV Cultura).

Oficina Ator Imaginário

A Oficina é uma prática, trabalhamos com técnicas de representação aplicadas ao Cinema e técnicas de direção de atores a partir dos conceitos do Método Ator Imaginário. O principal objetivo é trabalhar com a consciência, prazer e menos desgaste, buscando qualidade e densidade na representação, cheia de subtilezas e um aproveitamento considerável do tempo de filmar.

A metodologia consiste em fortalecer o indivíduo (ator/atriz) no seu modo de pensar, de agir e de sentir, dando-lhe mais motivação e permitindo que o ator entregue-se à criação com convicção. As aulas seguem o caminho de uma preparação de elenco. Na oficina são utilizados exercícios físicos, respiratórios, jogos, improvisações, estudos de cenas para aumentar a concentração, a flexibilidade, a disponibilidade, a disciplina e a imaginação.

Os temas da oficina são: a técnica de representação no audiovisual, o tratamento com os atores, as necessidades dos atores, a dramaturgia, a construção da personagem, níveis de tensão e níveis de discurso.

A Oficina Ator Imaginário é destinada a atores e diretores.

Tudo é um exercício da Imaginação.

Metodologia

A Oficina Ator Imaginário segue o percurso de uma preparação de elenco. A proposta é composta por várias horas de trabalho prático e momentos teóricos onde os conceitos do Método são apresentados. Na oficina o espaço é compartilhado entre o debate sobre todas as nuances e camadas do trabalho do ator e as experiências individuais.

Inicialmente é dada atenção à técnica do ator: os aspetos físicos e especiais; o que cada um produz com a sua imagem e como produz; a relação com o espaço exterior, interior e interpessoal. Após é apresentado o Método Ator Imaginário, os seus conceitos teóricos que orientam a técnica e o caminho aplicado à criação que incluem a relação com a dramaturgia e a atitude diante da câmara e das diferentes propostas de linguagem.

Objetivos

a) Fortalecer o indivíduo e desenvolver os seus recursos técnicos e expressivos adequando o seu modo de representar às necessidades da linguagem audiovisual e adaptando a sua interpretação ao trabalho com câmara.

b) Apresentar o Método Ator Imaginário, a sua funcionalidade e as suas ferramentas para desenvolver uma representação rica em imagens, densidades e potencializar os recursos.

c) Instigar o participante a buscar propostas originais para construção das personagens e execução de cenas.

Programa da Oficina (20 horas)

Tema 1: Expansão/Concentração.
Introdução; Conceitos básicos; Exercícios de consciência corporal; Exercícios no espaço; O Silêncio; A Relação com a sua imagem.

Tema 2: Pressão, Tensão, Ritmo, Dinâmica.
A teoria do Método. Exercícios e jogos de relação; Análise de Movimento; A relação Tempo e Espaço.

Tema 3: Afetividade, Agressividade, Desejo, Afirmação, Intimidade.
A dramaturgia e a ação. Leitura de texto. Debate. Improviso.
Exercícios com câmara.

Datas e Horários da Formação: 10 de Maio das 19h00 às 23h00 | 11 e 12 de Maio das 10h30 às 18h30. O local da formação é nas instalações do Instituto das Artes e da
Imagem, Travessa General Torres, junto ao Cais de Gaia.


Mário Lisboa

Sem comentários:

Enviar um comentário