sábado, 14 de janeiro de 2012

Mário Lisboa entrevista... Lena D'Água

Olá. A próxima entrevista é com a cantora Lena D'Água. Estreou-se como cantora, enquanto vocalista da banda Beatnicks em 1976 e desde aí desenvolveu um respeitado e marcante percurso com 35 anos de existência celebrados em 2011 tornando-se numa das mais importantes e incontornáveis figuras do panorama musical português tendo feito parte também das bandas Salada de Frutas e Atlântida e além da música também teve experiência como atriz e recentemente escreveu a biografia "José Águas-O Meu Pai Herói" sobre a vida do seu pai, o antigo jogador de futebol José Águas falecido em 2000 da qual é o segundo livro que escreve, depois de se ter estreado na escrita em 1984 com o livro de poesia "A Mar Te". Esta entrevista foi feita por via email no passado dia 5 de Agosto.

M.L: Recentemente lançou a biografia “José Águas-O Meu Pai Herói” sobre o seu pai, o antigo jogador de futebol José Águas. Como é que surgiu a ideia de escrever a biografia?
L.D.A: Foi um convite feito pela Oficina do Livro no verão passado (2010).

M.L: Como é que fez a pesquisa para o projeto?
L.D.A: Através do espólio organizado ao longo dos anos pela minha mãe.

M.L: Como tem sido a reação do público à biografia?
L.D.A: Tem sido muito boa, espero que haja nova edição.

M.L: Como vê o percurso que o seu pai fez até à sua morte?
L.D.A: O percurso de um homem fora de série dentro e fora dos relvados.

M.L: Que balanço faz deste trabalho?
L.D.A: Extremamente positivo.

M.L: “José Águas-O Meu Pai Herói” é o segundo livro que escreve, depois de se ter estreado na escrita em 1984 com o livro de poesia “A Mar Te”. Como é que surgiu o interesse pela escrita?
L.D.A: Desde criança que me interessei pela leitura graças aos meus pais que eram dois leitores apaixonados até ao fim da vida.

M.L: Como é que surgiu o interesse pela música?
L.D.A: Surgiu na barriga da minha mãe que adorava cantar.

M.L: Qual foi o trabalho que a marcou, durante o seu percurso como cantora?
L.D.A: Cada disco e cada apresentação ao vivo me marcam.

M.L: Como vê atualmente a música portuguesa em geral?
L.D.A: Muita parra e pouca uva.

M.L: Gostava de ter feito uma carreira internacional?
L.D.A: Nem por isso, por ter sido mãe muito jovem.

M.L: Este ano (2011) celebra 35 anos de carreira desde que começou como vocalista da banda Beatnicks em 1976. Que balanço faz destes 35 anos?
L.D.A: Extremamente positivo.

M.L: Como lida com o público que acompanha a sua carreira há vários anos?
L.D.A: Muito bem, naturalmente. Mal seria se assim não fosse!

M.L: Além da música e da escrita também teve experiência como atriz. Já alguma vez pensou em voltar à representação?
L.D.A: Já pensei, mas passou-me.

M.L: Qual foi a personalidade da música portuguesa em geral que a marcou, durante o seu percurso como cantora?
L.D.A: José Afonso.

M.L: Recentemente fez 55 anos. Como é que se sente ao chegar a esta idade?
L.D.A: Só o espelho me lembra disso, por dentro sou igual ao que era há vinte ou trinta anos...

M.L: Quais são os seus próximos projetos?
L.D.A: Voltar a estúdio para regravar os meus êxitos que são tantos!

M.L: Qual é a coisa que gostava de fazer e não tenha feito ainda?
L.D.A: Comprar uma casa maior.ML

1 comentário: