domingo, 1 de fevereiro de 2015

Mário Lisboa entrevista... Úrsula Corona

Desde muito cedo que se interessou pela representação e tem desenvolvido um notável percurso como atriz que conta com mais de 20 anos de existência, na qual passa pelo teatro, pelo cinema e pela televisão (onde entrou em produções como "História de Amor" (TV Globo), "O Beijo do Vampiro" (TV Globo), "Floribella" (TV Bandeirantes), "Viver a Vida" (TV Globo), "O Astro" (TV Globo) e "Malhação" (TV Globo). Apaixonada pela sua arte e com uma consciência social, também tem experiência como apresentadora, e, recentemente, estreou-se na ficção televisiva portuguesa com a telenovela "Sol de Inverno" que foi exibida na SIC. Esta entrevista foi feita no passado dia 27 de Janeiro.

M.L: Quando surgiu o interesse pela representação?
U.C: Ainda criança. Uma coisa muito definida, embora criança. Sempre soube que seria atriz. Fui seduzida sem saber. Um amigo de infância, na semana passada disse-me isso, que eu já falava repetidamente com certeza em cada afirmação. Tenho a lembrança viva e a emoção de quando pisei um palco pela primeira vez. Tinha 6/7 anos de idade. Tudo congelou-se no mundo de fora e algo mais forte guiava-me, uma emoção que ia furando em cada segundo do momento presente. E foi em nome deste vibrar que percebi que esta arte completava-me e que nada se comparava. É uma força, um prazer que nenhuma palavra nomeia. É realmente existir, ser. É maior do que eu. É uma entrega que me envolve.

M.L: Quais são as suas influências?
U.C: São tantas...

(Baruch) Spinoza, Epicuro, (Michel) Foucault, Rita Blanco, Fernanda Montenegro, Rachel Weisz, João Tordo, Mário Quintana, Dani Black, Caracol, Cuca Roseta, Deolinda, Chico Buarque, (Igor) Stravinsky, Eugenio Barba, Yoshi Oida, Betinho, (Jean) Piaget, (Sri) Prem Baba, etc.

Gosto do que me surpreende, do que me alimenta, do que me emociona, do que me envolve, e apesar do Ser Humano em geral não ter dado certo, eu gosto muito de gente. Aliás para todo o trabalho é nesta fonte que busco construir cada personagem, além de aprender muito com o que cada uma tem de bom para passar. 

M.L: Faz teatro, cinema e televisão. Qual destes géneros que mais gosta de fazer?
U.C: Não há a questão de gostar mais, pelo menos para mim. O mais importante é o guião, a qualidade do projeto considerando o texto, a equipa... Nenhuma arte se faz sozinho. Por isso se encantar com o todo é essencialmente importante. Não saio de casa, nem deixo de fazer os meus projetos paralelos para não estar entregue e satisfeita. Eu amo o que faço, mas há uma diferença em sentir-se esgotada a estar exausta e a falta de prazer pontua essas duas sensações. O começar a trabalhar cedo trouxe-me uma maturidade para escolher os projetos e não aceitar todos por ser escolhida. Trabalhar com a imagem pode ser perigoso, caso as escolhas venham por vaidade e não com o coração.

M.L: Qual foi o trabalho que mais a marcou, até agora, durante o seu percurso como atriz?
U.C: “Floribella” (TV Bandeirantes). Foi um impacto lindo e forte. Eu não sabia da dimensão e sinceridade que era trabalhar com crianças, e depois que apresentei no Brasil, "O Diário de Floribella" (os cadernos de “Floribella”), percebi o quanto era importante a propriedade nas escolhas nos projetos a se trabalhar. Mudou a minha vida. Aproximou-me mais do social... O Brasil é um País com muitos talentos, o povo brasileiro tem uma alegria e alma indescritível, mas que não se sustenta no dia-a-dia difícil, que é a realidade. Digo isso, porque em “Floribella” aproximei-me do meu povo, da diversidade, da desigualdade... Quis conhecer jovens que haviam me enviado cartas que eram de Inajá e Manari, dois Sertões pernambucanos, região muito carente no Brasil. Lá conheci crianças de 8 anos de idade que trabalhavam 12 horas para ganhar 0,20 centavos por dia. Vocês sabem o que é isso? Eu não sabia. Mas desde que vivi isso pensei: não posso ser indiferente à desigualdade social no meu país. É algo mesmo que dói. Andar na rua no Leblon, onde eu moro, e ver famílias vivendo outra realidade, sem casa, comida e educação e pessoas passando cegas à esta realidade, e estas mesmas deitam comida no lixo e estes moradores de rua vão lá sedentos para comerem estes restos... Desculpa, mas não dá para invadir a casa dos espectadores com o meu trabalho e achar que é só ir a eventos, filmar e ir para casa. Devemos todos abraçar uma causa, agregar a correntes que venham fortalecer e lutar por um Mundo melhor sim. E quem me trouxe este olhar foi “Floribella”, por isso tenho muita gratidão por este trabalho com crianças... Foi nessa época que escolhi apropriar-me com seriedade o trabalho que tenho há 11 anos com crianças com cancro (AMICCA) e na Estrela Sports (ONG).

M.L: Como vê, atualmente, o teatro e o audiovisual (Cinema e Televisão) no Brasil?
U.C: Tudo sempre pode melhorar, mas têm um conjunto de novos autores sensacionais.

No Teatro, a Renata Mizrahi envolve-me de uma forma inexplicável.

No Cinema brasileiro, o Breno Silveira, René Sampaio, Fernando Meirelles, Walter Salles têm muita sensibilidade. 

M.L: Recentemente, participou na telenovela portuguesa “Sol de Inverno” que foi exibida na SIC, na qual foi o primeiro projeto televisivo que fez em Portugal. Como vê, hoje em dia, Portugal e Brasil no que diz respeito à ficção televisiva?
U.C: Acho extremamente positivo. E apoio cada vez mais. O Brasil já recebe muito bem os profissionais portugueses de todas as áreas. Adorei a experiência e quero repetir. 

M.L: Em 2012, o remake da telenovela “O Astro” (TV Globo), na qual participou, ganhou o Emmy Internacional na categoria de Telenovela. Como é que se sentiu ao saber que “O Astro” ganhou o prémio?
U.C: Com muito orgulho, porque realmente foi um trabalho com uma equipa maravilhosa, além de ser mais um desafio. Eu ia fazer outra personagem, a Dora, uma cantora. Já em laboratório, pesquisa, sem ter iniciado a gravação, a personagem não entraria mais na trama e fui contemplada em fazer a Elizabeth. Um desafio, pois a trama se giraria comigo e o Daniel Dantas, para descobrirmos o mistério de quem matou o Salomão Hayalla (Daniel Filho). Uma responsabilidade urgente, pois já começaria a gravar na mesma semana, sendo que era uma personagem sem emoção, fria, calculista… ao contrário da Dora, artista, com a sensibilidade aflorada.  

M.L: Qual conselho que daria a alguém que queira ingressar numa carreira na representação?
U.C: Primeiro entender o porque que quer ser atriz. Quer mesmo ser atriz ou ser famosa? Porque são coisas completamente diferentes... Digo que são profissões distintas. Para ser famosa, você vai para um reality-show ou entra na vida de escândalos cor-de-rosa. Ser atriz é maravilhoso, é você ter a oportunidade de ter várias vidas em uma, de aprender com cada personagem... Por isso para poder oferecer material emocional e físico para uma personagem completamente diferente de você, tem de haver entrega e conhecimento. Portanto estude, leia, assista filmes, observe pessoas diversas: como olha, como senta, como come, para poder ter material para construir. Um bom livro para se começar é: "Um Ator Errante", do génio Yoshi Oida.

M.L: Que balanço faz do percurso que tem feito, até agora, como atriz?
U.C: Sou feliz com as minhas escolhas. Eu tenho sorte de ter construído pelo meu trabalho uma independência financeira que me faz poder escolher e não ser escolhida, pois as nossas necessidades diárias e mensais de um Mundo capitalista nem sempre nos oferece esta oportunidade; e trabalhar com arte e poder traçar um perfil é uma sorte que agradeço por ter sido orientada com maturidade a construir esta independência financeira, sinto-me abençoada.

Artisticamente falando tenho ainda muitos desafios para viver. O meu primeiro trabalho na TV foi com 8 anos de idade, eu era muito nova. Comecei cantando (https://www.youtube.com/watch?v=722KjjgBiXI) e a música levou-me para a interpretação no trabalho "A Nave Mágica", o último trabalho na (TV) Globo do Mestre Augusto César Vannucci. Depois segui fazendo séries, novelas... parei, porque a minha mãe ficou doente e a família sempre foi a minha base e prioridade dentro de uma escolha.  

M.L: Quais são os seus próximos projetos?
U.C: Eu apresento a série "Olha o Rio de Janeiro para você", dirigida pela maravilhosa Lúcia Abreu, realizadora que quem me apresentou foi a querida amiga Regina Duarte em Lisboa, na (TV) Globo Internacional. Uma série que conta a história do Rio de Janeiro de uma forma única, celebrando os 450 anos completados neste ano. Um projeto que tenho muita gratidão de estar. Eu estou tendo a oportunidade de aprender muito e trabalhar com profissionais incríveis que sempre almejei.  

M.L: Qual é a coisa que gostava de fazer e não tenha feito ainda nesta altura da sua vida?
U.C: Dedicar-me mais ao empreendedorismo social. Há 11 anos que trabalho com crianças carentes e portadoras de cancro e aprendo muito em cada dia a ver a vida de uma forma diferente. Coragem infinita, atitude e o sonho de querer ver o sorriso no rosto das pessoas.ML

Sem comentários:

Enviar um comentário