quinta-feira, 14 de abril de 2016

"Cinzas": Mário Lisboa entrevista... Francisco Nicholson


No dia 14 de Setembro de 1992, estreou na RTP a telenovela "Cinzas" que foi a 1ª produção da então NBP (Nicolau Breyner Produções), agora Plural Entertainment Portugal, e marcou o início da produção contínua de telenovelas que progressivamente levou à criação de uma pequena indústria de ficção nacional que atualmente existe. A propósito de homenagear "Cinzas" e a sua importância no que diz respeito à evolução significativa da ficção televisiva portuguesa, entre 2012 e 2014 eu entrevistei 6 pessoas que trabalharam em "Cinzas" e uma delas foi o recém-falecido Francisco Nicholson que foi o co-autor e também fez uma pequena participação como o advogado do vilão Amílcar Santos (António Montez). Esta entrevista foi feita no dia 21 de Fevereiro de 2013.

M.L: Quando surgiu a ideia de escrever “Cinzas”?
F.N: Procurei encontrar um argumento que se afastasse das vivências citadinas alargando horizontes e diversificando as paisagens.

M.L: Escreveu “Cinzas” em parceria com Ângelo Granja. Como foi trabalhar com ele?
F.N: O Ângelo era um grande amigo e um amigo grande. Trabalhar com ele, na imprensa, na TV ou na ficção, era sempre um prazer pelo excelente convívio.

M.L: Houve algum momento marcante para si, durante o processo de escrita de “Cinzas”?
F.N: Vários. “Cinzas” foi uma novela com vários acidentes e alguns incidentes de percurso, histórias de bastidores que dariam para outra telenovela divertidíssima.

M.L: Além da escrita, também fez uma pequena participação em “Cinzas”, interpretando o advogado do vilão Amílcar Santos (António Montez). Que recordações guarda dessa personagem?
F.N: Nenhumas. Era uma personagem irrelevante.

M.L: “Cinzas” também contou com a participação de atores como Armando Cortez, Rui Mendes, Manuela Maria, Helena Isabel, Júlio César, Morais e Castro, Fernando Mendes, Maria João Luís, Ricardo Carriço, Sofia Sá da Bandeira, Helena Laureano, José Raposo, Camacho Costa, Márcia Breia, Rosa do Canto, Mafalda Drummond, Mariana Rey Monteiro e Nicolau Breyner (que também produziu “Cinzas”). Como foi trabalhar com eles?
F.N: Um elenco supimpa. Bons colegas e excelentes atores.

M.L: “Cinzas” foi o primeiro trabalho de grande visibilidade de Sofia Nicholson. Como vê o percurso que a sua filha tem desenvolvido até agora?
F.N: Ascensional, seguro e muito positivo. A Sofia fez-se uma senhora atriz. E isto não é conversa de pai baboso.

M.L: “Cinzas” foi realizada pelo falecido realizador brasileiro Regis Cardoso. Que recordações guarda dele?
F.N: O Regis era um excelente profissional, mas um pouco irrascível. Feitios…

M.L: Houve alguma situação embaraçosa que o tenha marcado, durante o processo de escrita de “Cinzas”?
F.N: Nunca fui pessoa de me embaraçar.

M.L: Como é que era a sua rotina, quando escrevia “Cinzas”?
F.N: A mesma de sempre. Passava os dias convivendo com as minhas personagens. À noite ia com a maioria delas para a cama. Uma cama pequena para tanta gente mesmo ficcionada.

M.L: “Cinzas” foi exibida na RTP entre 1992/93 e marcou o seu regresso à escrita de telenovelas, depois de “Origens” (RTP, (1983). Tem saudades deste trabalho?
F.N: Tenho, embora não me considere um saudosista.

M.L: Que recordações guarda do tempo em que escrevia “Cinzas”?
F.N: Era vinte anos mais novo.

M.L: “Cinzas” foi a primeira telenovela produzida pela NBP (atual Plural) que foi fundada por Nicolau Breyner. Como vê o percurso que a produtora tem desenvolvido até agora?
F.N: É uma realidade incontornável.ML

Genérico "Cinzas"

Sem comentários:

Enviar um comentário