terça-feira, 12 de julho de 2016

Mário Lisboa entrevista... Sofia Grillo

Já dizia muito nova que queria ser atriz, de acordo com a Mãe, e nas últimas 2 décadas tem desenvolvido um percurso muito respeitável na representação que passa pelo teatro, pelo cinema e pela televisão (onde entrou em produções como "Vidas de Sal" (RTP), "Filhos do Vento" (RTP), "A Lenda da Garça" (RTP), "Ganância" (SIC), "O Processo dos Távoras" (RTP), "Anjo Selvagem" (TVI), "Coração Malandro" (TVI), "Baía das Mulheres" (TVI), "Tempo de Viver" (TVI), "Deixa-me Amar" (TVI), "Casos da Vida" (TVI), "Olhos nos Olhos" (TVI), "Sentimentos" (TVI), "Sedução" (TVI), "Louco Amor" (TVI), "Belmonte" (TVI). Estreou-se como apresentadora ao substituir Felipa Garnel na apresentação do extinto talk-show da TVI Ficção, "Face to F@ce", e atualmente está no ar na TVI como atriz tanto na telenovela "Santa Bárbara" como na série "Massa Fresca". Esta entrevista foi feita no passado dia 21 de Junho.

M.L: Quando surgiu o interesse pela representação?
S.G: Em criança! A minha Mãe conta que eu muito pequenina já dizia que queria ser atriz.

M.L: Quais são as suas referências, enquanto atriz?
S.G: São muitas... O Nicolau Breyner foi a primeira pessoa que me dirigiu. É uma referência para mim. É uma falta grande para todos nós. Ficou um grande vazio na ficção nacional.

Nicolau Breyner e Sofia Grillo
M.L: De todos os trabalhos que tem feito até agora como atriz, qual foi o que a deixou imensamente orgulhosa do que fez?
S.G: A "Beatriz" da Telenovela "Belmonte" (TVI) foi uma personagem que me deu muito gozo fazer e que teve grande impacto! Foi difícil criar aquela personagem mas acho que o resultado foi positivo.

M.L: Entre 2004/05, participou na telenovela “Baía das Mulheres” que foi exibida na TVI, na qual interpretou a vilã Vera Moraes. Sendo licenciada em Direito, reviu-se na Vera nesse aspeto da advocacia, apesar de que era uma personagem duvidosa com alguns assuntos por resolver?
S.G: A Vera não era uma personagem com muitos escrúpulos... Não me identifiquei enquanto licenciada em Direito, mas foi muito aliciante o desempenho!

Sofia Grillo como "Vera Moraes" ao lado de Tozé Martinho em "Baía das Mulheres"
M.L: Fez formação tanto em Paris como em Nova Iorque e participou em várias produções audiovisuais francesas. Apesar de se ter baseado a sua carreira essencialmente em Portugal, gostava de, no futuro, apostar mais no estrangeiro como atriz?
S.G: Faço de vez em quando produções francesas e gosto muito! Gostava de continuar... Mas onde gosto de trabalhar é mesmo em Portugal! É para mim mais interessante interpretar personagens na nossa língua mãe.

M.L: Interpretou uma produtora de televisão em “Sedução” (TVI) que foi a última telenovela portuguesa escrita por Rui Vilhena. O que é que aprendeu na parte dos bastidores após ter interpretado a Carmo Sampaio?
S.G: Que é um ambiente muito stressante!!! Trabalha-se muito e com muita pressão!!! Não sei se era capaz...

São José Correia, Maria João Bastos, Sofia Grillo
M.L: Como lida com o público que tem acompanhado a sua carreira nas últimas 2 décadas?
S.G: Muito bem! É para ele que trabalhamos, sem o apoio do público não somos nada. A minha relação tem sido muito saudável e honesta. Fico agradecida por isso.

M.L: Estreou-se como apresentadora no extinto talk-show da TVI Ficção, “Face to F@ce”, onde substituiu Felipa Garnel. Que recordações guarda dessa experiência?
S.G: Aprendi muito!!! Ouvi histórias extraordinárias… Foi uma experiência fantástica.

Sofia Grillo entrevista Mónica Sintra em "Face to F@ce"

M.L: Em 2014, “Belmonte” foi nomeada para o Emmy Internacional na categoria de Telenovela. Como é que se sentiu ao saber que “Belmonte” recebeu essa nomeação?
S.G: Muito feliz! Foi muito merecido. Nós trabalhamos para isso... Tivemos um enredo e atores maravilhosos...

M.L: Qual conselho que daria a alguém que queira ingressar numa carreira na representação?
S.G: Trabalho, dedicação e amor por esta arte... E sobretudo não desistir ao primeiro "não". Manter a Fé.

M.L: Que balanço faz do percurso que tem desenvolvido até agora como atriz?
S.G: Balanço positivo. Tenho tido um percurso muito feliz e estou agradecida por isso. Sobretudo agradecida ao público que me tem acompanhado durante estes anos com grande fidelidade.

M.L: Qual é a coisa que gostava de fazer e não tenha feito ainda nesta altura da sua vida?
S.G: Gostava de voltar ao Teatro! Tenho muitas saudades de pisar o palco!ML

Sem comentários:

Enviar um comentário