quarta-feira, 7 de setembro de 2016

"Nixon" (1995)


O controverso Oliver Stone é um dos meus realizadores favoritos desde há imenso tempo e também uma figura interessante que eu admiro muito por exemplo pela sua maneira de ver os EUA e o Mundo e pelos seus filmes que retratam temas não muito simpáticos e que mexem com as pessoas e numa altura em que se aproxima a estreia de "Snowden", que marca o seu regresso à realização, é um bom pretexto para relembrar um grande épico político da sua autoria que me marcou imenso na altura da minha adolescência.


"Nixon" é um biopic de 3 horas sobre o polémico Richard M. Nixon (1913-1994) que assumiu a presidência dos EUA entre 1969 e 1974 e que terminou devido ao escandâlo Watergate que levou à sua demissão sendo até hoje o único Presidente americano demissionário e foi nomeadamente um sucesso crítico tendo sido nomeado para 4 Óscares nas categorias de Melhor Ator (Anthony Hopkins), Melhor Atriz Secundária (Joan Allen), Melhor Argumento Original (Stephen J. Rivele, Christopher Wilkinson e Oliver Stone) e Melhor Banda Sonora Original (John Williams).

Oliver Stone & Anthony Hopkins ("Richard M. Nixon")
Oliver Stone, Anthony Hopkins, James Woods ("H. R. Haldeman")
Oliver Stone, Anthony Hopkins, Joan Allen ("Pat Nixon")
"Nixon" foi um dos primeiros filmes que eu vi de Oliver Stone, pois eu vi-o pela primeira vez aos 14 anos em DVD, e na altura fiquei bastante satisfeito com o filme não só pela direção de Stone e as interpretações de Hopkins, Allen e grande parte do elenco, mas também pela abordagem não muito convencional e de proporções shakespearianas que optaram ao contar a conturbada história de Nixon, além de por exemplo a belíssima fotografia de Robert Richardson, um dos meus diretores de fotografia favoritos, a edição e a muito apropriada banda sonora de John Williams.

                                     















 

"Nixon" é um filme que eu aconselhava a ver a quem tenha ambições políticas ou a quem queira aprender mais sobre a História americana nomeadamente o período dos anos 60/70, nem que seja para assistir a esta masterclass de representação que é a interpretação de Anthony Hopkins como Richard M. Nixon.

                                       

Mário Lisboa                      

Sem comentários:

Enviar um comentário