segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

Heath Ledger, o Joker do Século XXI


Na passada segunda-feira (22 de Janeiro) celebrou-se 10 anos desde que o inesquecível ator australiano Heath Ledger faleceu devido a uma overdose e, ultimamente, eu tenho pensado nele, pois não só era um dos atores que me marcaram no meu tempo de adolescente como também era um talento imenso que lutou muito em vida para ser levado a sério como ator e não ser considerado apenas uma cara bonita, e este texto é apenas uma pequena homenagem a aquele que, como o título acima refere, é o Joker do Século XXI.


Eu ouvi falar pela primeira vez de Heath Ledger em 2000, quando estreou "O Patriota", o épico realizado por Roland Emmerich e protagonizado pelo seu compatriota Mel Gibson, onde Ledger era o filho do próprio. Tinha eu 10 anos na altura. Mas só o vi num filme pela primeira vez, quando a SIC exibiu "10 Coisas Que Odeio em Ti" (1999), e ainda hoje eu acho que o Ledger era a melhor parte deste popular clássico teen.
                                    


Heath Ledger como o inesquecível rebelde "Patrick Verona" 
À medida que eu fui crescendo, Heath Ledger sempre me impressionava seja, por exemplo, em "Coração de Cavaleiro" (2001), "Monster's Ball-Depois do Ódio" (2001), "Os Irmãos Grimm" (2005) e o aclamado "O Segredo de Brokeback Mountain" (2005), que mudou a sua vida tanto a nível pessoal como profissional e lhe valeu em 2006 uma nomeação para o Óscar de Melhor Ator.

William Thatcher (Heath Ledger) - "Coração de Cavaleiro"

Sonny Grotowski (Heath Ledger) - "Monster's Ball-Depois do Ódio"

Jacob Grimm (Heath Ledger) - "Os Irmãos Grimm"

Ennis Del Mar (Heath Ledger) - "O Segredo de Brokeback Mountain"
No que toca ao agora clássico "O Cavaleiro das Trevas" (2008), esse era um dos meus filmes mais antecipados desse ano e eu lembro-me muito bem do impacto gigantesco que o filme teve nessa altura e quando o vi eu adorei imenso por várias razões nomeadamente a premiada e icónica interpretação de Heath Ledger como o tresloucado Joker. Apesar de eu ter um especial carinho pela versão de Jack Nicholson desta personagem em "Batman" (1989), pois eu cresci a ver esta versão mais do que uma vez, eu acho sinceramente que o Joker de Ledger é a versão definitiva no que toca às novas gerações e também o facto de ser uma versão muito profunda e sombria.

Heath Ledger como "Joker" numa magnífica interpretação que ficou para a História recente do Cinema


Heath Ledger é uma de várias personalidades públicas que faleceram quando estavam na flor da idade e ainda tinham muito para dar, cuja interpretação de Joker imortalizou-o como ator, mas, como fã do trabalho de Ledger, eu aconselhava às novas gerações para irem além do Joker e conhecerem um pouco melhor o trabalho deste carismático aussie.


Mário Lisboa

Sem comentários:

Enviar um comentário