quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

Mário Lisboa entrevista... Sara Aleixo

Iniciou-se na Moda, tendo depois enveredado tanto pela Comunicação Social como pela representação, e tem desenvolvido um bom percurso artístico que já conta com duas décadas de existência. Estreou-se nas telenovelas em 2004 com "Mistura Fina" (TVI), e regressou recentemente a este género televisivo com "Paixão" que está em exibição na SIC, e gostava de fazer muita coisa em vida. Esta entrevista foi feita no passado dia 18 de Janeiro.

M.L: Quanto surgiu o interesse tanto pela Comunicação Social como pela representação?
S.A: O interesse surgiu já no tempo da escola, e mais tarde percebi que em todos os trabalhos que passei, esse era um dos pontos mais valorizados. Eu comecei na moda, espetáculos de dança, e aos 24 anos foi aí que percebi o interesse pela representação em televisão e subir ao palco.

M.L: Quais são as suas referências nestas duas áreas?
S.A: Muitos atores e atrizes são uma referência para mim, mas principalmente todos os que contracenaram comigo. Sei que aprendi muita coisa e só tenho que agradecer a todos o que cresci e vivi em cada cena, com cada um, como atriz.

M.L: Seja como apresentadora ou como atriz, houve algum trabalho em particular que considera como o mais divertido de se fazer?
S.A: Bom, eu posso dizer que todos têm o seu lado divertido e o mais sério também. Lembro-me de uma das minhas primeiras apresentações que foi uma gala de entrega de prémios, no Casino Estoril, e que o fiz com o nosso conhecido Aldo Lima, que para mim foi um orgulho e por outro lado, lembro-me que fiquei tão nervosa, por ser alguém tão experiente e profissional, falamos, ensaiamos, mas assim que começamos, o Aldo, com o seu à vontade, pôs-me à vontade também e o trabalho fluí muito bem. Acho que num modo geral tudo o que fiz, tanto me deu divertimento como deu algumas consequências, mas por outro lado me deu aprendizagem, crescimento, amadurecimento e muitas histórias por contar, onde muitas fotografei ou reportava para os meus telemóveis ou câmaras e mais tarde, revejo-as e divirto-me ao recordá-los todos.

M.L: Também tem experiência na Moda e na Publicidade. No caso da Moda, esta área específica a seu ver está hoje em dia muito diferente do que quando começou a trabalhar como modelo?
S.A: Sim, a Moda e a Publicidade foi por onde eu comecei, mas não acho que sejam muito diferentes. Mas sim na altura havia muita oferta, os cachets eram outros, eu lembro-me de estar horas em castings, de fazer 3/4 castings no mesmo dia. O meio sempre foi interessante e desafiador ao veres-te a conhecer muitas pessoas, e trocar experiências, muitas horas a filmar, e claro os making-of sempre a rodar.

M.L: Participou como atriz na telenovela “Mistura Fina” que foi exibida na TVI entre 2004/05, na qual interpretou a personagem Fátima Benfeito. Que recordações guarda da sua estreia nas telenovelas e também da sua personagem?
S.A: Tenho muitas recordações boas, e muitas das cenas eram divertidas, a estreia foi um momento que me marcou. Eu lembro-me de receber os parabéns e as críticas que na altura a personagem desenvolveu, e no fim já não gostavam da Fátima Benfeito. Como já tinha mania de filmar, tenho alguns dos making-of, de alguns trabalhos, que no outro dia por acaso encontrei, e autocritiquei-me claro, pois nunca estava satisfeita com uma cena, ou recordei alguns dos atores, que já não estão entre nós como o Rodrigo Menezes e o Canto e Castro, e os que ainda vejo que continuam na profissão como Eunice Muñoz, Adriano Luz, Custódia Gallego, Ana Padrão, Maria João Luís, Luís Esparteiro, Manuel Sá Pessoa, Jorge Corrula, São José Lapa, etc.


Sylvie Dias ("Solange Benfeito") & Sara Aleixo ("Fátima Benfeito") 
M.L: Regressou recentemente à televisão como atriz na telenovela “Paixão” (SIC), cuja sua personagem é a Tina. Tendo em conta que já não representava em televisão há já bastante tempo, como é que surgiu o convite para interpretar a Tina e o que a cativou nessa personagem?
S.A: O convite surgiu através da minha agência Cast 39. Eu fiquei muito contente quando me ligaram a dar a notícia e aceitei logo, pois há já algum tempo que estava a querer voltar. Muito resumindo, digamos que a Tina vai criar alguns distúrbios, mas não deixa de ser cativante, talvez por ser diferente das outras personagens que tinha feito, até hoje, é sempre um desafio maior se formos a fugir daquilo que realmente somos. Já batia saudades há já algum tempo e criou vontade de fazer mais.

M.L: Que expectativas têm em relação ao seu regresso como Tina no que toca à receção do público?
S.A: Espero que positivo, que a personagem se desenvolve mais, e que o público goste do meu trabalho, e que não deixe de dar apoio com a sua opinião. A expectativa é de desejar que outros convites surgam, pois uma porta nova se está a abrir.

M.L: Qual conselho que daria a um/a aspirante tanto na Comunicação Social como na representação?
S.A: Diria aos aspirantes para estudarem, formarem-se, lutarem e seguirem os seus sonhos, sem desistir, pois nada é fácil nesta vida. Temos é que acreditar!

M.L: Olhando para trás, sente-se de certa forma orgulhosa do percurso que tem desenvolvido até agora como pessoa, como apresentadora e como atriz?
S.A: Sim, se não fosse orgulhosa do meu percurso de vida estava a ser muito ingrata, pois cresci muito como pessoa, como profissional e como mulher, e tento fazer sempre com um sorriso .

M.L: Qual é a coisa que gostava de fazer e não tenha feito ainda nesta altura da sua vida?
S.A: Gostava de fazer tanta coisa, mas assim de repente eu gostava de fazer cinema um dia, dar a volta ao Mundo, ir a países que eu não fui ainda, gostava de casar e ter filhos um dia.ML

Sem comentários:

Enviar um comentário