segunda-feira, 1 de janeiro de 2018

Mário Lisboa entrevista... Mark Sanger

O interesse pelo Cinema surgiu quando tinha 6 anos e viu "Aconteceu no Oeste" (1968) do lendário Sergio Leone (1929-1989) e nas últimas duas décadas tem desenvolvido um percurso muito sólido nessa área, tornando-se num dos editores mais requisitados da atualidade e foi premiado em 2014 com o Óscar de Melhor Montagem pelo aclamado "Gravidade" (2013) de Alfonso Cuarón e protagonizado por Sandra Bullock e George Clooney. Em 2017, co-editou "Transformers: O Último Cavaleiro" de Michael Bay e o 5º filme da saga no espaço de uma década, e gostava de passar menos tempo a editar e mais tempo com a família. Esta entrevista foi feita no passado dia 18 de Julho.

M.L: Quando surgiu o interesse pelo Cinema?
M.S: Como qualquer miúdo, eu fui sempre um fã de histórias, mas eu vi “Aconteceu no Oeste” (1968) quando eu tinha 6 anos e percebi que eu queria contar histórias em cinema. A linguagem de (Sergio) Leone ainda é tão apelativa para mim e então eu fiquei transfixado desde uma idade precoce. Essa foi a faísca. Eu então tornei-me fã de muito do cinema americano dos anos 70, particularmente o trabalho de (William) Friedkin e (Alan J.) Pakula. Cresceu a partir daí.

M.L: Quais são as suas referências, enquanto editor?
M.S: Eu não costumo ser liderado por referências pessoais ou influências se eu puder evitá-lo. É mais sobre cometer a visão do realizador para o ecrã, portanto as minhas referências são o que queremos tentar alcançar dramaticamente em qualquer cena. Então, na essência, a minha grande referência é o realizador que contratou-me para colaborar em qualquer história específica.

M.L: Em duas décadas de trabalho no cinema, houve um projeto específico que pode considerar como o mais difícil e desafiante que fez até agora?
M.S: Para mim, a resistência é sempre o maior desafio num filme e por essa razão “Gravidade” (2013) foi o mais duro na minha carreira. Durante a pré-produção, não fazíamos a mínima ideia se o filme iria ter luz verde pelo estúdio, então durante as filmagens e a pós-produção nós não tínhamos uma data de estreia. Então às vezes achava que estávamos executando um sprint numa corrida sem linha de chegada. Dessa perspetiva, foi o mais desafiante e, sem dúvida, o mais exaustivo.


M.L: Em 2014, ganhou, juntamente com Alfonso Cuarón, o Óscar de Melhor Montagem por “Gravidade”. Qual foi a sua sensação, quando Anna Kendrick e Gabourey Sidibe anunciaram o seu nome?
M.S: Honestamente, eu acreditei que o meu amigo Christopher Rouse iria ganhar por “Capitão Phillips”, portanto foi uma surpresa genuína. Naquele momento, acabou por se tratar de agradecer a toda a equipa. Há tantos heróis desconhecidos que trabalham nos bastidores sem o crédito apropriado que foi extremamente importante para mim e que todos e cada um deles foram agradecidos. Então eu fiz um esforço concertado para lembrar de todos no meu discurso, o que não é fácil à frente de 50 milhões de pessoas eu lhe posso garantir, mas graças a Deus eu consegui de alguma forma.


Gabourey Sidibe, Mark Sanger, Alfonso Cuarón, Anna Kendrick
M.L: Como olha para os altos e baixos da indústria cinematográfica, pelo menos desde que se iniciou há duas décadas?
M.S: Fazer cinema nunca é fácil, é sempre uma batalha. A este respeito, as coisas não mudaram e eu não acredito que elas deveriam. Algumas das maiores obras artísticas vêm das profundezas dessas batalhas. Mas eu acho que houve uma reversão no tamanho e alcance da produção de filmes. Quando eu comecei havia muitos filmes pequenos a serem feitos e alguns blockbusters de verão. Agora parece que há mais blockbusters e alguns projetos pequenos. Talvez isso seja porque muitos destes migraram para a Netflix e Amazon, que fornecem ambientes de trabalho ricos para storytellers criativos, mas acho que provavelmente é mais difícil obter financiamento para filmes independentes do que nos velhos tempos e foi bastante difícil então.

M.L: Recentemente, co-editou “Transformers: O Último Cavaleiro” de Michael Bay, que foi lançado em Junho passado e é o quinto filme da saga “Transformers”. Como é que este projeto chegou até si?
M.S: A verdade é que eu tenho um agente muito bom que me consegue ofertas e projetos!


M.L: Como foi trabalhar com Michael Bay, durante o processo de edição?
M.S: Eu aprecio todas as formas de colaboração de equipa e este foi o melhor exemplo de coesão de equipa editorial com a qual participei até agora. A tarefa era enorme. Múltiplos editores, 900 mil metros de filme e, felizmente, um líder forte no controlo de tudo. O processo de Michael é fazer seleções diárias e depois dar-nos cada liberdade criativa para trabalhar com as cenas, como nós gostamos. Normalmente, todos os editores reuniam-se pela manhã para discutir as seleções de Michael e, em seguida, o que pretendíamos fazer com as nossas cenas, para garantir que sempre nos comunicássemos. Foi um processo intenso devido ao horário, mas foi sempre um processo aberto e criativamente colaborativo. Eu nunca tinha trabalhado com ninguém da equipa do “Transformers 5” e acabei por fazer amigos para a vida.

Michael Bay e Mark Sanger no lado direito da fotografia
M.L: A saga “Transformers” celebrou 10 anos de existência em 2017. Como olha para este ícone da cultura pop que as pessoas tanto adoram como odeiam?
M.S: Para mim, eu tenho que dizer que acho que a sua popularidade duradoura é, em parte, ao facto de que Michael Bay é um genuíno génio cinematográfico. Quantos realizadores lá fora são conhecidos pelo seu próprio estilo único? O Michael faz parte de um seletivo grupo internacional que têm o talento e a experiência para serem reconhecidos como artistas puramente do seu estilo visual. Essa é a razão pela qual as pessoas se reúnem para ver os seus filmes.

M.L: Gostava de, um dia, fazer a sua estreia na realização?
M.S: Sim, eu estou ligado a alguns projetos para fazer exatamente isso. Mas a edição é a minha paixão por agora.

M.L: Qual conselho que daria a alguém que queira ingressar numa carreira cinematográfica?
M.S: A verdade é que a realidade da indústria é muitas vezes um reflexo sombrio da paixão com que entras em relação ao cinema. No entanto, isso não quer dizer que não pode ser tudo o que imaginaste. Se realmente tens uma paixão, fica com as tuas armas. Aprende o teu ofício desde o início e lembra-te de que a ambição é excelente, desde que nunca seja à custa dos outros. Aceita qualquer trabalho que puderes na indústria e cria o teu próprio nicho para alcançares o teu objetivo. A experiência é tudo e a paciência é uma virtude.

M.L: Que balanço faz do percurso que tem desenvolvido até agora como editor?
M.S: Eu sabia o que eu queria fazer desde muito cedo e recebi as oportunidades de manter um plano de décadas até agora. Muito poucas pessoas conseguem os intervalos que tive e então eu considero-me muito sortudo. Mas há muito mais que eu quero alcançar.

M.L: Qual é a coisa que gostava de fazer e não tenha feito ainda nesta altura da sua vida?
M.S: A edição é a minha segunda paixão. A primeira é a minha família e gostava de passar menos tempo a editar e mais tempo com elas.ML

Sem comentários:

Enviar um comentário