quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Mário Lisboa entrevista... Luísa Barbosa

Olá. A próxima entrevista é com a apresentadora Luísa Barbosa. Começou por ser modelo e em 2007 foi selecionada através de um casting para ser video-jockey na MTV Portugal, onde trabalhou até 2011, altura em que foi escolhida para apresentar o programa "5 para a Meia-Noite" (em exibição na RTP2 na altura) ao lado da atriz Carla Vasconcelos, Luís Filipe Borges, Nilton e Pedro Fernandes e recentemente apresentou o programa "Planeta Música" (RTP) e o especial "7 Maravilhas-Praias de Portugal" (RTP) ao lado de João Baião e atualmente apresenta o programa "A Estreia da Semana" no Canal Hollywood ao lado de Bruno Pereira, Bernardo Mendonça e Maria de Vasconcelos. Esta entrevista foi feita por via email no passado dia 9 de Dezembro.

M.L: Como é que surgiu o interesse pela Comunicação Social?
L.B: Comecei por trabalhar como modelo, especialmente em publicidade, onde acabei por ter mais contato com as câmaras. Eu adorava perceber tudo o que era necessário para chegar até ao produto final. Com o tempo, esse interesse foi aumentando e comecei a tentar encontrar oportunidades para trabalhar em televisão.  

M.L: Quais são as suas grandes influências, enquanto apresentadora?
L.B: Acho que não consigo dizer que me identifico com alguém. Acho mesmo que a grande vantagem, e também desafio, de ser apresentadora, é seres tu própria ou uma versão amplificada de ti própria. Mas admiro grandes comunicadores, não só em televisão. A Oprah (Winfrey), por exemplo, é alguém cuja carreira e estilo admiro.

M.L: Qual foi o trabalho que a marcou até agora, enquanto apresentadora?
L.B: Não consigo escolher só um. Obviamente, a MTV foi muito importante, foi onde comecei, o “5 para a Meia-Noite” (RTP) foi um grande desafio e muito recompensador. Não só era em direto como me permitiu trabalhar em comédia, algo que adoro fazer. E as “7 Maravilhas-Praias de Portugal” (RTP) foram uma grande escola no que toca a adaptabilidade e diretos.

M.L: Além de apresentadora também foi modelo. Que recordações guarda dessa experiência?
L.B: Foi o início de tudo. Aprendi muito a nível pessoal e profissional. Cada trabalho novo era uma oportunidade para ganhar experiência, mas também para conhecer pessoas novas e diferentes, algo que ainda hoje me motiva no dia-a-dia. E também serviu para crescer sem grandes ilusões ou ideias pré-concebidas do que são meios como a moda ou a televisão. Acho que me ajuda a ter os pés bem assentes na terra.

M.L: Atualmente apresenta os programas “Planeta Música” na RTP e “A Estreia da Semana” no Canal Hollywood. Como estão a correr estes dois trabalhos?
L.B: Neste momento, o “Planeta Música” está parado, já que a primeira temporada chegou ao fim. Mas ambos os trabalhos correram bem. O “PM” insere-se numa área, onde estou bastante à vontade, já que foi onde comecei: a música. “A Estreia da Semana" é um formato simples, mas como adoro cinema, tem sido interessante poder trabalhar este conteúdo.

M.L: Como é que surgiu o convite para apresentar os dois programas?
L.B: Para o “PM” fui contactada pela produtora do programa que sabia da minha experiência na MTV. Para “A Estreia da Semana” fiz um casting e acabei por ser uma das pessoas escolhidas.

M.L: O Canal Hollywood existe em Portugal desde 1996. Como vê o percurso que o canal fez até agora?
L.B: Não tendo estado sempre atenta, do ponto de vista profissional, é difícil responder a essa pergunta. Mas hoje em dia acabo por dedicar mais tempo ao canal e tenho reparado que a programação do mesmo é muito boa. Têm um bom equilíbrio entre filmes clássicos, filmes mais recentes e os chamados blockbusters. Claro que esta é uma opinião, enquanto espectadora. De qualquer forma, acho que o investimento que estão a fazer agora em produção nacional é uma boa aposta, não só por isso me permitir trabalhar com eles, mas também, porque acho que o público gosta de ter mais informação acerca de filmes, estreias, making-ofs, etc.

M.L: Qual foi o momento que mais a marcou até agora, enquanto apresentadora?
L.B: Cada novo desafio, cada nova oportunidade ensinam-me imenso. Mais do que destacar um momento, acho importante continuar a retirar lições daquilo que faço, bem e mal. Ainda tenho muito a aprender.

M.L: Como vê atualmente a Comunicação Social em Portugal?
L.B: Não gosto de falar em crise. Todos sabemos qual é a situação atual do país e isso afeta todas as áreas, pessoas e profissões. Acho que, acima de tudo, estamos numa altura de definições. Os projetos que fizerem mais sentido são os que vão sobreviver. E isto aplica-se a toda a economia. Dito isto, acho que, cada vez mais surgem ideias interessantes e inovadoras. Estamos mais atentos a tudo o que se passa lá fora e aprendemos e inspiramo-nos nisso. Atenção que refiro-me, acima de tudo, à componente de entretenimento da Comunicação Social, já que é aí que estou mais à vontade.

M.L: Gostava de fazer uma carreira internacional?
L.B: Sim, gostava. Nem que fosse como experiência de aprendizagem e formação profissional. E claro, também a nível pessoal.

M.L: Como lida com o público que acompanha a sua carreira nos últimos anos?
L.B: De forma natural. As pessoas costumam ser muito simpáticas, quando me abordam. De qualquer forma, isso não acontece assim tantas vezes, por isso é fácil.

M.L: Gostava de experimentar outras áreas como por exemplo a representação?
L.B: Dependendo do projeto, podia ser interessante, mas não tenho a ambição de me tornar atriz.

M.L: Qual foi a pessoa que a marcou até agora, enquanto apresentadora?
L.B: Ui, tantas, mas acima de tudo pessoas com quem partilho os desafios e com quem aprendo. A minha equipa da MTV foi muito importante, já que foi com quem comecei e onde aprendi as bases do que faço agora. Mas todas as equipas com quem trabalho me tornam melhor profissional.

M.L: Como vê o futuro da Comunicação Social em geral nos próximos anos?
L.B: Não tenho o dom da presciência. Só posso dizer que, tal como em todas as áreas profissionais, espero que ultrapassemos a conjuntura atual da melhor forma possível.

M.L: Qual o conselho que daria a alguém que queira ingressar numa carreira na Comunicação Social?
L.B: Preparem-se o melhor possível. Sejam curiosos e exigentes convosco próprios. Façam cursos, formações, workshops... Tudo que vos permita adquirir competências que vos destaquem como profissionais. E depois, trabalhem e tenham paciência, porque as coisas não acontecem da noite para o dia.

M.L: Que balanço faz do percurso que tem feito até agora como apresentadora?
L.B: Muito positivo. Tem-me sido possível trabalhar em vários projetos diferentes, o que me torna melhor profissional. E, acima de tudo, é isso que quero.

M.L: Quais são os seus próximos projetos?
L.B: Tenho algumas cartas na manga, mas neste momento é demasiado cedo para falar neles.

M.L: Qual é a coisa que gostava de fazer e não tenha feito ainda?
L.B: Trabalhar no estrangeiro.

M.L: O que é que gostava que mudasse nesta altura da sua vida?
L.B: Não me posso queixar muito. Mas como estamos em época natalícia, vou aproveitar para pedir ao Pai Natal mais projetos interessantes e recompensadores para 2013 e adiante.ML

Sem comentários:

Enviar um comentário