sábado, 22 de dezembro de 2012

Mário Lisboa entrevista... Pedro Lopes

Olá. A próxima entrevista é com o guionista Pedro Lopes. Desde muito cedo que se interessou pela escrita tendo desenvolvido um percurso como guionista que passa pelo teatro (neste caso dramaturgo), pelo cinema e pela televisão (onde escreveu produções como "Anjo Selvagem" (TVI), "Saber Amar" (TVI), "Mundo Meu" (TVI), "Doce Fugitiva" (TVI), "Liberdade 21" (RTP), "Pai à Força" (RTP), "Perfeito Coração" (SIC), "Lua Vermelha" (SIC) e "O Segredo de Miguel Zuzarte" (RTP) e entre 2010 e 2011 escreveu a telenovela "Laços de Sangue" que foi exibida na SIC da qual foi fruto de uma parceria entre o canal e a TV Globo e contou com a supervisão de Aguinaldo Silva e em 2011 ganhou o Emmy Internacional na categoria de Telenovela e atualmente trabalha na SP Televisão, onde também desempenha a função de Diretor de Conteúdos e está a escrever a telenovela "Dancin' Days" que está em exibição na SIC da qual é um remake de uma telenovela brasileira com o mesmo título que foi exibida na TV Globo entre 1978 e 1979 e que também é fruto de uma parceria entre a SIC e a TV Globo. Esta entrevista foi feita no passado dia 17 de Dezembro.

M.L: Como é que surgiu o interesse pela escrita?
P.L: A literatura esteve sempre presente na minha vida, assim como o cinema e a música. Mas quando era adolescente nunca me passou pela cabeça ser guionista. A minha ideia era tirar o curso de História e dedicar-me à investigação e ao ensino.

M.L: Quais são as suas influências, enquanto guionista?
P.L: É complicado falar em influências, quando hoje em dia temos acesso a tanta coisa. E ainda por cima nunca fui de ter ídolos. Mas o Aaron Sorkin é para mim um dos grandes argumentistas de televisão e de cinema da atualidade.

M.L: Escreveu para teatro, cinema e televisão. Qual destes géneros que lhe dá mais gosto de escrever?
P.L: Eu quero ter liberdade para escrever. O que eu gosto é de contar histórias. Obviamente, umas funcionam melhor em teatro, outras em cinema, outras ainda reservo-as para as novelas.

M.L: Qual foi o trabalho num destes géneros que o marcou, durante o seu percurso como guionista?
P.L: Eu entrego-me por completo aos projetos, por isso é complicado falar daquele que mais me marcou. Claro que os “Laços de Sangue” (SIC), que ganhou o Emmy, é um trabalho que marcou a minha carreira.

M.L: Atualmente trabalha na SP Televisão, onde também desempenha a função de Diretor de Conteúdos. Que balanço faz do tempo em que está na produtora?
P.L: Muito positivo. É uma empresa que dá espaço à criação e que me tem permitido formar profissionais.

M.L: A SP Televisão existe desde 2007. Como vê o percurso que a produtora tem feito até agora?
P.L: A SP Televisão está a fazer cinco anos. Mas, neste curto espaço de tempo, conseguiu ter a sua ficção presente nos principais festivais internacionais e conquistou alguns prémios importantes e isso só se consegue, porque começámos a pensar a uma escala mundial. Os nossos concorrentes não são apenas portugueses, mas toda a ficção que se faz no mundo. Essa maneira de pensar tem ditado o percurso da empresa.

M.L: Um dos seus trabalhos mais marcantes, enquanto guionista foi a telenovela “Laços de Sangue” que foi exibida na SIC entre 2010 e 2011 da qual foi fruto de uma parceria entre a SIC e a TV Globo e em 2011 ganhou o Emmy Internacional na categoria de Telenovela. Que recordações guarda desse trabalho?
P.L: Eu não sou saudosista, mas foi um trabalho importante para todos os que por lá passaram. Os “Laços de Sangue” foi um projeto muito divertido de escrever. E cansativo também.

M.L: Qual foi o momento que mais o marcou, durante o seu percurso como guionista?
P.L: Ouvir o nome “Laços de Sangue” como vencedor do Emmy para Melhor Telenovela Internacional.

M.L: Como vê atualmente o teatro e o audiovisual (Cinema e Televisão) em Portugal?
P.L: É complicado fazer essa avaliação para quem está a maior parte do tempo como observador. Mas quando vou ao teatro vejo as salas com bastante gente. O cinema é mais complicado. Este sistema de subsídios leva a que toda a gente se ponha em bicos dos pés a dizer que o seu trabalho é relevante e muitas vezes esquecem-se que devia ser o público a fazer essa leitura e não os próprios criadores.

M.L: Atualmente está a escrever a telenovela “Dancin’ Days” que está em exibição na SIC da qual é um remake de uma telenovela com o mesmo título que foi exibida na TV Globo entre 1978 e 1979 e que também é fruto de uma parceria entre a SIC e a TV Globo. Como é que está a correr este trabalho?
P.L: O “Dancin’ Days” é um projeto que se aproxima do fim e que tem corrido muito bem.

M.L: Como é que surgiu a oportunidade de ser o responsável pela adaptação portuguesa de “Dancin’ Days”?
P.L: Foi um desafio que a SIC e a (TV) Globo me colocaram e que aceitei de imediato.

M.L: “Dancin’ Days” está em exibição desde o passado dia 4 de Junho. Como vê o enorme sucesso que a telenovela tem tido até agora?
P.L: O sucesso é o resultado de muito esforço, muitas horas dedicadas a pensar e a escrever a novela. E não sou só eu, tenho uma equipa incrível a trabalhar comigo!

M.L: Como é que é a sua rotina, quando escreve uma telenovela?
P.L: A rotina é novela de manhã à noite, com algumas pausas para convívio familiar e para devorar alguns filmes e livros. Mas escrever uma novela é física e psicologicamente muito exigente.

M.L: Ajuda na escolha do elenco de um projeto seu?
P.L: A escolha dos atores é feita pela estação a partir de uma proposta da produtora. Eu colaboro nessa seleção de nomes tendo em conta as personagens, mas é apenas uma colaboração como disse...

M.L: Qual foi a pessoa que o marcou, durante o seu percurso como guionista?
P.L: Quem mais é que me marcou? Todas as pessoas com quem trabalhei, pelos bons e maus exemplos.

M.L: Qual o conselho que daria a alguém que queira ingressar numa carreira no guionismo?
P.L: Que não tente fazer igual ao que já foi feito. Mas para saber realmente se estamos a inovar também é preciso conhecer muita coisa.

M.L: Que balanço faz da sua carreira?
P.L: Tenho 36 anos, não estou em momento de balanço.

M.L: Quais são os seus próximos projetos?
P.L: Não posso falar de projetos para o futuro, porque são confidenciais.

M.L: Qual é a coisa que gostava de fazer e não tenha feito ainda?
P.L: As coisas que quero fazer tenho-as conseguido fazer. Nesse sentido posso considerar-me uma pessoa de sorte, e também muito persistente.

M.L: O que é que gostava que mudasse nesta altura da sua vida?
P.L: Não mudava nada de relevante, acho eu. Todos os dias temos de fazer escolhas, não é? Por isso, não perco tempo a pensar o que mudava, porque a nossa vida constrói-se a cada minuto que passa.ML

Sem comentários:

Enviar um comentário