sábado, 8 de novembro de 2014

Mário Lisboa entrevista... Pedro Lima

Estreou-se na representação em 1997 com a telenovela "A Grande Aposta" (RTP), e desde aí tornou-se num dos mais conceituados e acarinhados atores em Portugal, com um percurso que passa, essencialmente, pelo teatro e pela televisão (onde entrou em produções como "Terra Mãe" (RTP), "Os Lobos" (RTP), "Todo o Tempo do Mundo" (TVI), "Ajuste de Contas" (RTP), "Olhos de Água" (TVI), "O Último Beijo" (TVI), "Ninguém como Tu" (TVI), "Fala-me de Amor" (TVI), "Ilha dos Amores" (TVI), "A Outra" (TVI), "Sentimentos" (TVI), "Espírito Indomável" (TVI), "O Dom" (TVI), "Doce Tentação" (TVI) e "Destinos Cruzados" (TVI). Recentemente, participou nas peças "Negócio Fechado" de David Mamet e "A Noite" de José Saramago e na telenovela "O Beijo do Escorpião" que esteve em exibição na TVI. Esta entrevista foi feita no passado dia 17 de Maio no Teatro Rivoli no Porto.

M.L: Quando surgiu o interesse pela representação?
P.L: Na adolescência. Eu frequentava muito cinema, era um dos meus principais territórios de entretenimento, o meu pai era amigo do dono dos Cinemas Quarteto em Lisboa (Pedro Bandeira Freire), portanto eu não pagava o bilhete para entrar. Por outro lado, também tinha familiares jornalistas e os jornalistas também tinham desconto nos cinemas e eu só pagava um preço simbólico para entrar no cinema. Portanto, durante a minha infância e no início da minha adolescência, frequentei cinema com muita assiduidade e acabei por ter contacto com algumas personagens representadas por atores que são as minhas grandes referências.

M.L: Quais são as suas influências, enquanto ator?
P.L: Todo o percurso de vida que tive e que me inspira, mas no que diz respeito a referências de outros atores, para mim a maior referência é a Meryl Streep, porque é uma atriz que representa todos os géneros com uma qualidade que é mágica, é muito difícil alcançar o nível de excelência que ela atinge, mas esta foi uma conclusão que eu só cheguei há menos tempo, porque tenho mais experiência como ator e cada vez sinto que a minha leitura do trabalho dos outros é mais válida e mais completa. Mas, durante muitos anos, as minhas grandes referências sempre foram aqueles atores mais clássicos como o (Robert) DeNiro, o Al Pacino, o Marlon Brando, o Jack Nicholson...

M.L: Faz, essencialmente, teatro e televisão. Gostava de trabalhar mais em cinema?
P.L: Sinceramente, eu gostava de trabalhar mais em cinema, mas também gostava que em Portugal se fizesse um cinema que viajasse mais, que interessasse a muitos espectadores, que refletisse sobre questões universais, que entusiasmasse, emocionasse e inspirasse as pessoas e que permitia ser visto aqui, na Ásia, nos EUA ou em qualquer parte do Mundo. Esse é um tipo de cinema que me interessa, mas em Portugal produz-se tão pouco e quando se produz não têm muito essa preocupação de fazer produtos que sejam universais e gostaria que isso acontecesse com mais frequência e que se contasse mais histórias.

M.L: Qual foi o trabalho que mais o marcou, até agora, durante o seu percurso como ator?
P.L: Eu acho que os trabalhos mais recentes acabam por ser o que mais nos marcam como atores, a não ser que nós tenhamos a oportunidade de fazer um trabalho que seja importante e que seja falado hoje ou daqui a 10, 100 anos, e isso eu não fiz e não sei se alguma vez terei a oportunidade de fazer alguma coisa que tenha esse tipo de características. Portanto, eu seleciono alguns trabalhos mais recentes e em 2013 fui um dos protagonistas da peça “Negócio Fechado” (“Glengarry Glen Ross”) de David Mamet, produzida pela Companhia de Teatro de Almada e dirigida por Rodrigo Francisco e nesse trabalho fui obrigado a viajar para novas zonas de representação, ter um caminho de descoberta e procura de outras zonas da minha personalidade que ainda não conhecia e foi o trabalho que me marcou mais nestes últimos tempos.

M.L: Em 2009, protagonizou a longa-metragem “Contrato”, que marcou a estreia de Nicolau Breyner como realizador de cinema, na qual interpretou a personagem Peter McShade. Que recordações guarda desse trabalho?
P.L: Guardo as recordações de ter a oportunidade de trabalhar com os melhores profissionais nas diferentes áreas do cinema em Portugal. O Nicolau Breyner é um grande artista, é uma pessoa com muita criatividade, com muita qualidade, com muito mundo e com uma capacidade enorme de agregar bons profissionais que são dos melhores que há em Portugal. Trabalhamos com condições de orçamento muito apertadas e isso fez com que a participação de todos os intervenientes fosse muito apaixonada, porque ninguém estava ali pelo dinheiro, estávamos ali pelo cinema, de querer contar a história, para estarmos bem e trabalharmos em conjunto com os outros para produzirmos o melhor filme possível.

M.L: Como vê, atualmente, o teatro e a ficção nacional?
P.L: São universos muito diferentes. Cada um com as suas
particularidades.

O teatro está a viver uma fase difícil. A produção de uma peça é sempre um risco, porque é muito difícil recuperar aquilo que foi o investimento. Quando se faz uma peça, tem que se pagar a sala, aos seus funcionários, os direitos de autor, aos atores, ao encenador, aos técnicos, etc. Tudo isto envolve um grande investimento e são raras as peças que através da bilheteira possam pagar esse investimento.

A ficção nacional está cada vez melhor, embora nós tenhamos um mercado pequeno que ainda por cima é dividido por três canais generalistas (RTP, SIC e TVI) que estão a apostar na ficção com o meio de conquistar e manter audiências e isso são boas notícias para os autores, para os atores, para os realizadores, para os técnicos e para todas as pessoas que têm a sua vida profissional ligada à produção de ficção.

M.L: Em 2014, celebra 17 anos de carreira, desde que se estreou como ator com a telenovela “A Grande Aposta” da RTP em 1997. Que balanço faz destes 17 anos?
P.L: É um balanço de grande sorte e de agradecimento por todas as oportunidades que a vida me tem oferecido para fazer profissionalmente aquilo que mais gosto. Eu sinto que tenho cada vez mais recursos como ator para responder aos desafios que me são colocados.

M.L: Como lida com o público que acompanha sua carreira há vários anos?
P.L: Com naturalidade e simpatia. Não posso dizer que seja uma pessoa muito assediada, mas sabe-me bem ser abordado por pessoas que gostam, seguem e vibram com o meu trabalho e receber essa energia que vêm dessas pessoas.

M.L: Qual conselho que daria a alguém que queira ingressar numa carreira na representação?
P.L: Não dou conselhos a ninguém. Eu acho que as pessoas devem descobrir o seu próprio caminho e se eu voltasse a fazer tudo do princípio talvez tivesse investido um bocadinho mais no futuro, ter um suporte teórico da minha profissão, gostaria de ter tido essa retaguarda de preparação académica, mas não foi assim, fui aprendendo com a profissão, só que eu acho que nós aprendemos muito ao observar os outros e tenho tido o privilégio de trabalhar com os melhores atores portugueses.

M.L: Qual é a coisa que gostava de fazer e não tenha feito ainda nesta altura da sua vida?
P.L: Nunca pensei nisso. Talvez trabalhar fora, de conseguir representar noutra língua em produções mais ambiciosas.ML

Sem comentários:

Enviar um comentário