segunda-feira, 29 de agosto de 2016

"Anjo/Negro" (2014)


Recentemente tive finalmente a oportunidade de ver a curta-metragem "Anjo/Negro" que é um filme em que eu tinha muita expectativa desde há algum tempo e fiquei muitíssimo agradado com o resultado final.


Projeto pessoal do realizador Pedro Horta e da atriz Sofia Reis, duas pessoas por quem tenho muita estima, "Anjo/Negro" é um sombrio e interessante drama fantástico centrado essencialmente numa só personagem e é sobre Ana (Sofia Reis), uma bailarina à beira do abismo que terá que lidar com elementos sobrenaturais ao longo do filme num desempenho premiado de Sofia Reis que a meu ver poderá ser a interpretação de uma vida.

Sofia Reis & Pedro Horta
"Anjo/Negro" é para mim uma das boas surpresas cinematográficas dos últimos anos tanto no contexto português como global, não só porque me impressionou a interpretação metamorfose de Sofia Reis, mas também porque adorei imenso por exemplo a direção de Pedro Horta tanto narrativa como visual, o facto de terem conseguido captar muito bem o drama da protagonista essencialmente sem diálogos e mais através de reações, os efeitos especiais/visuais e o figurino. "Anjo/Negro" faz-me lembrar um pouco as grandes fantasias cinematográficas dos anos 80, o que faz sentido tendo em conta que os próprios Pedro Horta e Sofia Reis cresceram com essas referências, e eu que sou um fã acérrimo tanto do elemento fantasia como sobrenatural e também defensor de haver mais filmes deste tipo no contexto português acho que "Anjo/Negro" merece não cair no esquecimento e ser visto por qualquer pessoa e cinéfilo que se preze. É um bom exemplo de como um projeto pessoal pode dar certo.

Mário Lisboa

Sem comentários:

Enviar um comentário