quinta-feira, 4 de agosto de 2016

"O Rochedo" (1996)


No passado dia 7 de Junho celebrou-se o 20º Aniversário de "O Rochedo", o clássico blockbuster de ação dos anos 90 que também é um dos meus filmes favoritos de todos os tempos e marcou a 2ª incursão de Michael Bay pela realização para cinema logo após o enorme sucesso que foi "Bad Boys" (1995).


Produzido pelos "super-produtores" Don Simpson/Jerry Bruckheimer, "O Rochedo" foi dedicado ao próprio Simpson que faleceu de overdose poucos meses antes do filme estrear e é uma espécie de "Die Hard" mas numa prisão e desde que eu o vi pela 1ª vez aos 12 anos na TVI no dia 1 de Janeiro de 2002 que tenho sido um fã gigantesco do filme por diversas razões e uma delas é o facto de ser uma aventura/diversão pura e dura que é o que falta de certa forma em muita da produção cinematográfica atual.

O DVD de "O Rochedo" que orgulhosamente possuo.
Eu tenho tido boas referências ao longo da minha vida e "O Rochedo" é uma das minhas boas referências cinematográficas no que toca ao bom storytelling que o filme tem, às personagens bem desenvolvidas, nomeadamente a dupla de heróis improváveis John Patrick Mason (Sean Connery)/Dr. Stanley Goodspeed (Nicolas Cage) e o principal vilão Gen. Frank Hummel (Ed Harris), às excelentes sequências de ação, à qualidade técnica e com uma banda sonora memorável que mexe muito comigo cada vez que a ouço. É daqueles filmes que eu gostaria de fazer quando eu fosse "crescido" e também profissional no audiovisual e é sempre um prazer ver a cidade de São Francisco e a lendária prisão de Alcatraz como os principais cenários de "O Rochedo" cada vez que o vejo.

Sean Connery e Michael Bay
"O Rochedo" tem envelhecido muito bem ao longo dos últimos 20 anos a meu ver e é um grande entretenimento da chancela da Disney que eu recomendo também a qualquer cinéfilo que se preze.

Nicolas Cage e Michael Bay
Nicolas Cage e a então mulher Patricia Arquette na antestreia de "O Rochedo" em São Francisco
Artigo inacreditável que vale a pena ser lido

Mário Lisboa

Sem comentários:

Enviar um comentário