segunda-feira, 22 de agosto de 2016

"Wild Wild West" (1999)


Um dos maiores fracassos cinematográficos do fim do milénio e o grande vencedor dos Razzies em 2000, "Wild Wild West" é apesar de tudo um dos meus guilty pleasures favoritos e também uma das minhas boas memórias audiovisuais de fim de infância e durante a adolescência. Devo ser talvez uma das poucas pessoas que gosta imenso deste filme.


Realizado por Barry Sonnenfeld, produzido por Jon Peters e protagonizado por Will Smith, Kevin Kline, Kenneth Branagh e Salma Hayek, "Wild Wild West" é baseado numa série televisiva dos anos 60 e para mim é uma boa diversão no cinema que mistura western, ficção científica, ação e comédia e que tem um pouco de "MIB-Homens de Negro" (1997) no que toca a uma dupla protagonista de agentes do governo que têm as suas divergências. Eu vi o filme pela 1ª vez aos 11 anos de idade quando a SIC o exibiu também pela 1ª vez na televisão generalista e na altura fiquei muito agradado nomeadamente pela junção entre western e ficção científica, pois eu sempre gostei quando o western se junta a outros géneros num mesmo filme ("Maverick" (1994) e "Cowboys & Aliens" (2011), por exemplo).

Barry Sonnenfeld (Realizador/Produtor)
Digam o que disserem sobre "Wild Wild West", eu vou sempre defender este filme com unhas e dentes apesar de reconhecer alguns defeitos (por exemplo, há certas situações no filme que não fazem muito sentido e eu não gostei do desempenho de Salma Hayek como a aparentemente tonta Rita Escobar, pois em "Wild Wild West" é mais uma cara bonita do que qualquer coisa) e para terminar no que toca a coisas boas eu tenho que mencionar por exemplo o aspeto visual do filme, a hilariante interpretação de Kenneth Branagh como o principal vilão Dr. Arliss Loveless e uma muito boa banda sonora do lendário Elmer Bernstein (1922-2004), além do principal tema musical interpretado pelo próprio Will Smith.


Barry Sonnenfeld & Will Smith
Kenneth Branagh & Barry Sonnenfeld
Salma Hayek & Barry Sonnenfeld
Mário Lisboa

1 comentário:

  1. Este diretor, eu amo sentir que todos os seus filmes têm um toque muito especial, o último filme que ele lançou é o meu favorito! Um dos aspectos mais importantes de cada produção é o seu elenco, pois deles despende que a história seja caracterizada corretamente. Acho que em Virei um gato elenco fizeram uma eleição excelente ao eleger os atores. Gostei muito desta história, acho que é perfeita para todo o público.

    ResponderEliminar