quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Mário Lisboa entrevista... Catarina Pedro

Desde muito cedo que se interessou pela Moda, e tem desenvolvido um percurso como figurinista que passa pelo teatro, pelo cinema e pela televisão (tendo trabalhado, por exemplo, na produtora Plural Entertainment Portugal (ex-NBP), onde trabalhou em produções como "Super Pai" (TVI), "Amanhecer" (TVI), "Morangos com Açúcar" (TVI), "Sedução" (TVI), "Doce Tentação" (TVI), "Destinos Cruzados" (TVI) e "Giras e Falidas" (TVI), e, atualmente, é figurinista da peça "Hamlet da Silva" de Miguel Morillo e protagonizada por Alexandra Sargento, Patrícia Bull, Augusto Portela e Marco Costa, na qual está em cena no Teatro do Bairro até ao próximo dia 23 de Setembro. Esta entrevista foi feita no passado dia 28 de Agosto.

M.L: Quando surgiu o interesse pela Moda?
C.P: Talvez o facto de ser neta de uma grande modista certamente influenciou a minha escolha profissional. A minha Avó era uma mulher de grande visão, com grande sentido estético e bom gosto. Tinha 20 costureiras a trabalharem permanentemente para ela, ora uma equipa desta envergadura já naquela época, anos 20, era incrível!!! 

M.L: Quais são as suas influências nesta área?
C.P: A minha inspiração muitas vezes vem das pessoas que se cruzam connosco na rua, sou muito observadora e atenta. E claro faço a minha interpretação de quem dita tendências. 

M.L: Como figurinista, trabalha em teatro, cinema e televisão. Qual destas áreas que mais gosta de trabalhar?
C.P: Neste momento estou a fazer os Figurinos para uma peça de Teatro, e está a ser uma experiência muito interessante, mas o trabalho de figurinos para televisão (ficção) é sem dúvida muito estimulante e com a particularidade de muitas vezes até ditarmos modas e tendências. O espectador reage de imediato ao ver determinado ator, atento ao que usa e como usa. 

M.L: Qual foi o trabalho que mais a marcou, até agora, durante o seu percurso como figurinista?
C.P: Talvez os “Morangos com Açúcar” (TVI) tenha sido sim o projeto que mais me marcou. Foram 9 anos a criar Figurinos e ditar modas... para uma geração super-exigente!

M.L: Foi figurinista da telenovela “Sedução” que foi exibida na TVI entre 2010 e 2011. Que recordações guarda desse trabalho?
C.P: A telenovela “Sedução” foi sem dúvida um projeto que muito me “seduziu”, voltei a trabalhar com a Fernanda Serrano. Tinha também uma personagem esteticamente muito exigente, e que foi criada sob a inspiração de “O Sexo e a Cidade” (1998/2004), interpretada pela Maria João Bastos. 

M.L: Entre 1999 e 2013, trabalhou na produtora Plural Entertainment Portugal (ex-NBP). Que balanço faz do tempo em que trabalhou na produtora?
C.P: O meu reconhecimento profissional sempre ultrapassou a empresa à qual estive ligada 15 anos. Comecei a trabalhar em publicidade, a seguir entrei na TVI como responsável da Informação. A ficção veio depois. E nesta área da Imagem é fundamental o trabalho de relações públicas e comerciais com marcas internacionais e empresas. Tenho boas recordações dos muitos projetos que fiz… alguns fantásticos! 

M.L: Como vê, hoje em dia, a indústria da Moda?
C.P: A indústria da Moda é um setor fantástico e apaixonante, ao qual certamente não me consigo distanciar. Acompanho com muita atenção o que se faz em Portugal. Há algum tempo que procuro trabalhar com marcas Portuguesas, e divulga-las da melhor forma. Os Figurinos da peça “Hamlet da Silva”, que vai estar em cena este mês de Setembro, são marcas Portuguesas que estão a colaborar comigo. Temos uma indústria têxtil e de calçado de excelente qualidade. 

M.L: Qual conselho que daria a alguém que queira ingressar numa carreira na área da Moda?
C.P: Tudo tem de ser feito com entrega e paixão! A Moda é muito versátil e temos vários caminhos para explorar. Sempre numa constante evolução. 

M.L: Que balanço faz do percurso que tem feito, até agora, como figurinista?
C.P: O meu balanço é muito positivo, pois sempre tive a possibilidade de escolher.

M.L: Quais são os seus próximos projetos?
C.P: Tenho um projeto pessoal em construção, o qual ainda não posso divulgar. Também estou a fazer os Figurinos para filmes a apresentar em breve. 

M.L: Qual é a coisa que gostava de fazer e não tenha feito ainda nesta altura da sua vida?
C.P: Espero conseguir a oportunidade e poder vir a ter também uma colaboração como voluntária. Estou a trabalhar nesse sentido.ML

1 comentário:

  1. Incansável a Catarina. Trabalhei para ela na Pedra Dura, acessórios de moda. Há longo tempo e admiro-a pelo seu trabalho muito competente.

    ResponderEliminar