terça-feira, 10 de dezembro de 2013

"Morreste-me" no Porto...


O monólogo "Morreste-me" que foi criado, a partir do primeiro romance do conceituado escritor José Luís Peixoto, e é protagonizado por Sandra Barata Belo ("Amália-O Filme" (2008), "Uma Aventura na Casa Assombrada" (2009), "Perfeito Coração" (SIC), "Laços de Sangue" (SIC), "Rosa Fogo" (SIC) e "Sol de Inverno" (SIC), está em cena no Teatro Rivoli no Porto até ao próximo dia 15 de Dezembro.

A seguinte sinopse de "Morreste-me":

"Morreste-me" é uma declaração de amor para um pai, para os que nos deixam. Para os que amamos e que ainda estão connosco. Para aqueles que sabemos que quando nos faltarem, o nosso coração ficará só a metade. Quando alguém de nós morre devagarinho, morremos também a cada dia. E ao lado deste sofrimento atroz nasce a coragem, a força, a entrega.

As memórias ajudam-nos a continuar. Reaprendemos a andar e sabemos que a eternidade do outro é garantida no nosso corpo, no nosso sangue, nos nossos olhos.

 
Dentro de um espaço fictício, onde tudo se mistura (algures no Alentejo), encontramos o coração de uma menina, de uma mulher, a quem foi tirada uma das suas bases: o Pai.


Encontramos num tempo confuso pós-perda, pedaços ligados ou desfeitos de uma vida partilhada.


O regresso a “esta terra agora cruel” serve para encaixotar memórias. Fechar a casa com a promessa de voltar e seguir caminho.


Mas de onde vem a coragem para seguir? Como se avança?


“Sem ti e sempre contigo, a tua voz a dizer-me: 
- Orienta-te, rapariga. 
- Eu oriento-me, Pai, eu oriento-me.”


Mário Lisboa

Sem comentários:

Enviar um comentário