sábado, 27 de agosto de 2016

"Danças com Lobos" (1990)


Um dos filmes que marcaram a minha adolescência foi o grande épico cinematográfico, "Danças com Lobos", que marcou a estreia de Kevin Costner na realização e revitalizou o género western nos anos 90.


Escrito pelo falecido Michael Blake a partir de um livro da sua autoria, "Danças com Lobos" é um épico independente que na altura era uma aposta arriscada de Costner, então uma estrela em ascensão, que inicialmente ninguém acreditava que podia dar certo, mas felizmente teve uma boa receção junto do público e da crítica e foi premiado com 7 Óscares da Academia em 1991 incluindo Melhor Filme e Melhor Realizador, sendo hoje em dia um clássico da História do Cinema dos últimos 26 anos, embora seja considerado overrated por alguns.

Jim Wilson (Produtor), Kevin Costner e Michael Blake, o principal trio criativo de "Danças com Lobos"
Eu vi "Danças com Lobos" pela 1ª vez, quando eu tinha 14 anos, e na altura adorei imenso por exemplo a amizade de um homem simples com o desconhecido, a dimensão épica do filme, personagens como o Tenente John J. Dunbar/Dances with Wolves (Costner), a Stands With A Fist (Mary McDonnell) e o Kicking Bird (Graham Greene), algumas das sequências de ação, a muito boa direção de Costner, a impressionante fotografia do australiano Dean Semler e a poderosa banda sonora do lendário John Barry. Foi uma das experiências cinematográficas mais memoráveis no tempo da minha adolescência.


Apesar de ter realizado mais 2 filmes até agora (o fracassado "The Postman-O Mensageiro" (1997) e o muito subestimado "Open Range-A Céu Aberto" (2003), "Danças com Lobos" é o ponto mais alto da passagem de Kevin Costner pela realização e uma jornada de 3 horas merecedora de ser vista por quem ainda não viu, mas também pelas futuras gerações de cinéfilos.


Kevin Costner
Dean Semler & Kevin Costner
Mário Lisboa

Sem comentários:

Enviar um comentário