domingo, 24 de agosto de 2014

Mário Lisboa entrevista... Rita Santana

Desde muito cedo que se interessou pela representação, tendo sido formada na Escola Profissional de Teatro de Cascais, e tem desenvolvido um percurso como atriz que passa, essencialmente, pelo teatro. É cofundadora da Umbigo-Companhia de Teatro, onde esteve até 2013, e, recentemente, participou na curta-metragem "Praxe Acidentada" que é um projeto académico realizado a partir de um guião da autoria do realizador Jorge Paixão da Costa. Esta entrevista foi feita no dia 23 de Abril de 2013.

M.L: Quando surgiu o interesse pela representação?
R.S: Desde pequenina que gostava de ir ao teatro e sonhava estar ali em palco. Ao longo do meu percurso escolar, sempre fiz parte do grupo de teatro, grupo coral, grupo de dança e fui alimentando esta paixão. Quando concluí o 9ºano, já sabia muito bem o que queria, por isso fui para a Escola Profissional de Teatro de Cascais.

M.L: Quais são as suas influências, enquanto atriz?
R.S: Tudo o que existe no Mundo. Estudamos, principalmente, as pessoas, mas os animais e a Natureza ensinam-nos muita coisa.

M.L: Faz, essencialmente, teatro. Gostava de trabalhar mais no audiovisual (Cinema e Televisão)?
R.S: Eu gosto de representar, seja no teatro, no cinema ou na televisão. Até agora tenho feito mais teatro, mas estou sempre disponível para novos desafios.

M.L: Qual foi o trabalho que mais a marcou, até agora, enquanto atriz?
R.S: Todos foram marcantes, por vários motivos. Os que fiz no meu curso foram marcantes, porque foram os primeiros, porque estava a aprender e a absorver tudo. Hoje em dia são marcantes, porque são os primeiros passos no mundo profissional, tenho experimentado várias coisas, trabalhado com várias pessoas... Tudo fica marcado e ajuda na nossa evolução.

M.L: Gostava de fazer uma carreira internacional?
R.S: De momento não tenho isso em vista, gosto do nosso País, da nossa Língua e temos de ajudar a nossa Cultura. 

M.L: Que balanço faz do percurso que tem feito, até agora, como atriz?
R.S: Ainda estou a começar, ainda tenho muito que trabalhar e aprender, mas esforço-me e dou o meu melhor todos os dias.ML

Sem comentários:

Enviar um comentário